Até o dia 6 de setembro, o Cine Arte UFF, em Niterói, recebe a Mostra Cine Orquestra, que combina cinema mudo com música ao vivo e improvisação criativa. As sessões apresentam clássicos do cinema com trilhas sonoras criadas na hora pelo grupo Cine Orquestra, transformando cada exibição em uma experiência única e coletiva.
As sessões, sempre às 19h, exibirão:
24 de agosto: “As Aventuras do Príncipe Achmed”
30 de agosto: “Uma Página de Loucura”
6 de setembro: “Metrópolis”
Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), com vendas na bilheteria ou pelo site Guichê Web. O evento também oferece gratuidades para estudantes e professores da rede pública e jovens de baixa renda.
A mostra é uma oportunidade para vivenciar a tradição do cinema mudo de uma forma moderna, com a técnica do soundpainting, que permite a composição e improvisação em tempo real.
O que é soundpainting?
Soundpainting é um sistema de criação artística coletiva e colaborativa baseado em sinais gestuais, desenvolvido desde os anos 1970 pelo artista estadunidense Walter Thompson. Atualmente, é difundido e praticado globalmente. O soundpainting foi introduzido no Brasil pelo flautista e professor Bruno Faria por volta de 2006 e, desde então, tem se expandido entre praticantes e cidades brasileiras.
Em 2013, surgiu o Soundpainting Rio, organizado por Taiyo Omura, pioneiro da prática no Rio de Janeiro. A Cine Orquestra é um projeto do coletivo Soundpainting Rio que, em conjunto com o Cineclube Rã Vermelha, realizou sessões no Cine Arte UFF de 2016 a 2019. Eram sessões esporádicas que aconteceram ao longo desses anos. A parceria foi um sucesso, com salas lotadas e projeções muito concorridas. A Mostra, reunindo diversas apresentações em um único mês, é uma oportunidade intensiva e divertida de entrar em contato com essa forma de criação colaborativa.
