A cidade de São Gonçalo celebrou a cultura local com a inauguração de um mural gigante em homenagem ao trio musical Os Garotin, no projeto Cidade Ilustrada. Fãs e autoridades se reuniram na semana passada para prestigiar o evento, que ainda teve um show surpresa dos artistas.
Localizado na Avenida Presidente Kennedy, na direção da Paróquia Matriz de São Gonçalo Amarante, o painel se junta a outras obras do projeto, como as que homenageiam o jogador Vini Jr. e o compositor Altay Veloso.

Do Grammy para o mural
Formado por Anchietx, Cupertino e Léo Guima, Os Garotin conquistaram o Brasil com hits como “Calor do Momento” e “Zero a Cem”. Com mais de 50 milhões de plays nas plataformas digitais, o grupo levou o nome de São Gonçalo para o mundo, sendo reconhecido até com um Grammy Latino em 2024 pelo álbum “Os Garotin de São Gonçalo”.
Durante a entrega, a emoção tomou conta do grupo. Cupertino destacou o simbolismo da homenagem.
“A gente trabalha no Brasil todo representando muito a nossa cidade. A gente fala na música, foi o nome do nosso primeiro álbum e chegar aqui e ganhar esse presente é uma alegria. Parece que é o resultado de tanto esforço, de tanta coisa que a gente fez representando São Gonçalo e agora tudo se justifica. Obrigada São Gonçalo, obrigado Marcelo Eco”.

Arte e tecnologia
A obra é do artista gonçalense Marcelo Eco, curador do projeto Cidade Ilustrada. Para criar o mural, ele usou uma tecnologia superinovadora: óculos 3D de realidade aumentada, que permitiram que ele visualizasse o resultado final da pintura antes de começar a colorir.
“É uma honra imensa eternizar Os Garotin em um painel da nossa cidade. Eles representam a nova geração da música, mas sem esquecer suas raízes gonçalenses. Esse mural é um presente da cidade para eles e, ao mesmo tempo, deles para a cidade”, disse Eco.