spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #85

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Maricá: 1º dia do BIEN recebe Eduardo Suplicy como convidado especial

Mais lidas

Devido ao seu protagonismo na implementação de políticas de distribuição de renda, a cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio foi escolhida como uma das sedes do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica (BIEN, na sigla em inglês). E o primeiro dia foi marcado paela participação do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), que é referência na pesquisa sobre renda básica.

O evento acontece no Campus II da Universidade de Vassouras, no Flamengo, em Maricá e segue nesta terça-feira (26), com cerca de 20 painéis e atividades com destaque para o workshop apresentado por Catarina Neves (Utrecht University) e Jimmy Medeiros (FGV CPDOC) e a sessão plenária com Fabienne Hansen (University of Freiburg), Thiago Souza (UMinho).

O deputado destacou a importância da renda básica para dar dignidade ao povo.

“Por que eu acredito tanto na renda básica sem condicionalidades? É que para além de reduzir a burocracia e a vergonha das pessoas que buscam crédito, a maior vantagem é do ponto de vista da liberdade e da dignidade. Desenvolvimento, se for para valer, tem que significar maior grau de liberdade para as pessoas”, afirmou Suplicy, aplaudido de pé ao fim da mesa que reuniu outros pesquisadores do Brasil, Uruguai, México, Chile e Colômbia.

O vice-prefeito de Maricá, João Maurício, falou sobre a moeda social mumbuca e o programa de Renda Básica da Cidadania (RBC).

“De 2013 para cá, a mumbuca virou a moeda reconhecida e aceita de ponta a ponta da cidade. Foi além. Influenciou cidades vizinhas e outros lugares do Brasil e do mundo. Mais de 100 mil pessoas são beneficiadas pelo RBC, pessoas do mundo inteiro vêm a Maricá entender como isso foi implementado. Sediar o BIEN, pouco mais de dez anos depois do lançamento da mumbuca, é muito gratificante”, disse João Maurício.

Maricá sendo exemplo para pesquisadores

Fabienne Hansen faz doutorado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, e é aluna visitante na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde investiga uma das moedas que surgiram sob influência da mumbuca, a arariboia.

“A mumbuca e as políticas de renda básica de Maricá atraem muito interesse da comunidade internacional. Prefeitos na Europa perceberam que isso pode ser implementado localmente. Então, virou uma espécie de campanha política em algumas partes da Europa. Existe atualmente um debate na Alemanha sobre a possibilidade de testar o programa em Hamburgo, e isso está diretamente ligado ao que está acontecendo aqui”, explicou Fabienne.

Foto: Bernardo Gomes

O guatemalteco Julio Linares ressalta que a realização do congresso em Maricá reflete a importância da experiência da cidade.

“A renda básica faz parte de uma série de medidas necessárias para o século XXI, e Maricá é a ponta de lança neste movimento tão necessário”, disse.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img