A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ decidiram criar nesta terça-feira (09), um gabinete de crise com representantes da Unimed Ferj e da Associação Nenhum Direito a Menos (ANEDIM), o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Wadih Damous, e mães de crianças com deficiência, para buscar soluções para as falhas no atendimento prestado pela operadora de saúde, especialmente em casos oncológicos e pediátricos de alta complexidade.
Segundo o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg de Paula Fonseca, a ação é estratégica diante do elevado número de reclamações recebidas, das quais 85% envolvem falta de informação adequada por parte da operadora.
“Nosso objetivo é ter na mesa representantes com poder de decisão imediata. Vamos acompanhar de perto cada avanço, produzir relatórios que serão enviados ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e à ANS, e manter os consumidores informados sobre os progressos”, afirmou o secretário.
Durante a reunião, a Unimed Ferj anunciou a assinatura de um novo Termo de Cooperação Técnica com a rede Oncoclínicas, que garantirá o atendimento aos pacientes oncológicos encaminhados. A operadora também revelou negociações com uma grande farmacêutica para instalar uma geladeira com monitoramento remoto e estoque de medicamentos diretamente na clínica, agilizando a entrega dos tratamentos.
A fiscalização será constante, conforme destacou o secretário:
“Vamos retornar à clínica Viver Bem para acompanhar a implementação das melhorias anunciadas. Estamos lidando com vidas, e não vamos descansar até que os problemas estejam totalmente resolvidos.”
Participação das mães de crianças com deficiência
O secretário convidou pessoalmente mães de crianças atípicas, que protestavam contra a Unimed Ferj na Av. Ayrton Senna, para participarem da reunião. Como resultado, elas terão representação fixa no gabinete de crise, garantindo voz ativa nas decisões.
Também foi solicitado à Unimed Ferj o reforço da equipe de atendimento no posto Expressinho, localizado na sede do Procon-RJ, com o objetivo de dar mais agilidade na análise individual dos casos.