O quinto dia da 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), realizado nesta terça-feira (09), contou com uma programação variada que envolveu educação financeira, combate ao bullying, esporte, afeto e literatura. O evento, promovido pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Educação, é totalmente gratuito e segue até domingo (14).
Destaque para Educação Financeira
A palestra da educadora financeira, escritora e influenciadora Nath Finanças foi um dos pontos altos do dia. Na tenda Papo FLIM, ela falou sobre “Empreendedorismo, Investimentos e Finanças” para um público de todas as idades.
“Educação financeira não é só Matemática, é também Psicologia. Envolve como nos enxergamos e como tomamos decisões. Planejar financeiramente é planejar a vida. A verdadeira riqueza está na dignidade e no equilíbrio das finanças. Prosperar não é só ter dinheiro, é poder escolher sem se endividar para sustentar uma imagem”, afirmou Nath.

Bullying e saúde mental na juventude
Na FLIM Jovem, a mesa aberta “Projeto Altos e Baixos” reuniu profissionais da saúde, educação e juventude para discutir a valorização da saúde mental e o fortalecimento de vínculos nas escolas.
“A saúde mental não se reduz a diagnósticos. Sofrimento também nasce do racismo, das desigualdades e do modelo econômico. O cuidado precisa ser coletivo, construído nos bairros, escolas e espaços públicos, não só nos consultórios”, ressaltou o psiquiatra Carlos Eduardo Ferreira de Lima, do Caps III.
Ainda na FLIM Jovem, a roda de conversa “Escrevivências da infância: Ancestralidade, Afeto e Identidade nas Narrativas Negras” contou com a participação do diretor e ator Rodrigo França, Vanessa Andrade (Secretaria de Educação de Maricá) e Vanessa Costa Neves de Souza (Universidade de Vassouras – Campus Maricá).

Papo FLIM
O escritor e produtor cultural Otávio Júnior participou de duas atividades na tenda. Pela manhã, debateu com a secretária da Juventude Andressa Santos sobre a importância da literatura para jovens escritores na mesa “Favela que Lê: Histórias que Nascem entre Becos e Sonhos”.
À tarde, mediou a mesa “Juventudes e Narrativas de Afeto”, com participantes que compartilharam suas experiências de infância e paixão pela leitura. “Minha fome era por livros. Quando conseguimos ter dinheiro, buscamos o que nos faltou na infância. É uma fome ancestral”, contou Estevão Ribeiro.
Esporte em foco
A mesa “Medalhistas do município” reuniu nomes do esporte local, como Duda Ribeiro (skate), Andressa Pereira (karatê) e Bárbara Nunes (tiro com arco), ao lado do secretário de Esportes, Filipe Bittencourt, e do coordenador do MPJ, Matheus Garcia.
“Investimos na base, nos moradores de Maricá, e os resultados aparecem nos atletas de alto rendimento que levam o nome da cidade para o mundo”, destacou Bittencourt.
Flimzinha
A programação infantil começou com a Flimzinha, com contação e cantação de histórias por Michele Bittencourt e Ricardo Pereira. As crianças ainda participaram de oficina de pintura facial com o grupo Animaniacs e encerraram o dia com música e brincadeiras educativas do grupo Violúdicos.
A FLIM segue até domingo com mais de 70 mesas de debate e encontros, nacionais e internacionais, voltados para todos os públicos. A escritora Conceição Evaristo é a homenageada desta edição e encerra o evento no domingo.

Programação desta quarta-feira (10)
Tenda Principal
9h às 10h30 – Percepções Menores em uma Educação em Tempo Integral
Com Fabiana Martins, Rosimari Dias e Walker Kohan (UERJ), e o professor Rodrigo Moura, secretário de Educação de Maricá.
11h às 12h – Minha Pele, Minha Identidade: Descobrindo e Celebrando Nossa Cor
Com Alberto Flisgo (produtor musical), Paula Tanga (assistente social), a artista Aisha Jambo e Daiana Souza.
14h30 às 15h30 – Atenção, Invisibilidade, Infâncias em Resistência
Com Edna Olímpia da Cunha (Seduc Duque de Caxias), Daniel Gaivota Contage (UERJ) e Tereza Andrade (Lamparina). Mediação: Márcio Nicodemus.
16h às 17h – Literatura, Poesia, Formação Inventiva de Professores
Com Virgínia Kastrup (UFRJ), Lilian Secron e Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ).
18h – Literatura para Crianças e Jovens
Com a atriz e escritora Regiane Alves, a escritora e doutoranda Liliane Mesquita e o autor Donaldo Buchwestein.
Tenda Jovem
10h às 11h – Escola que Queremos: Lugar de Afeto, Escuta e Liberdade
Debate participativo com as gestoras Nísia Nonato, Renata Coube, Karina Moraes e Cláudia Perez; Rosana Gildo Vieira (docente e coordenadora acadêmica da Universidade de Vassouras); Denize Cardim (Embaixadora da FLIM e diretora-geral da Universidade de Vassouras – Campus Maricá e FACMAR). Representando o movimento estudantil: Nunes (presidente da UMES), Manuela (CEPT) e Letícia (EM Municipalizada). Mediação: Aline Simonassi, subsecretária de Educação.
Dança na FLIM
12h às 13h – Oficina Corpo em Movimento (Hip hop, Trap e Funk Consciente), com Adônis Apolo (Ruasia) e Uemerson Pereira (Comunicação Seduc).
13h às 14h – Espetáculo Ballet: Dicotomia, com Cia das Artes Lídia Maria.
16h às 17h – Espetáculo teatral Se Vivêssemos em um Lugar Normal.
FLIMzinha – Programação Infantil
A programação infantil é um dos grandes encantos da FLIM, pensada especialmente para despertar nos pequenos leitores a alegria da imaginação e o gosto pela literatura desde cedo.
9h30 – Ih, Contei!
10h e 13h – Pintura facial, com Animaniacs
11h – Cosplay
14h30 – Tapetes Contadores de Histórias