Na tarde desta quinta-feira (11), o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, realizou mais uma captação de órgãos. Foram retirados o coração, fígado e rins, em uma ação que contou com apoio de duas viaturas e um helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer), do RJ Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Este foi o quinto coração doado por familiares de pacientes com morte encefálica confirmada na unidade neste ano.
O doador era um jovem de 20 anos, que havia dado entrada no hospital no último dia 7 após ser vítima de agressão. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, passou por exames e foi encaminhado em estado grave ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Três dias depois, a equipe médica confirmou a morte encefálica e comunicou a família, que autorizou a doação.

A Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) organizou a operação em conjunto com o RJ Transplantes. Enquanto a equipe médica chegava ao Heat de carro, a SOAer preparava o transporte aéreo do coração até o hospital receptor.
O procedimento aconteceu no centro cirúrgico do Centro de Trauma do Heat, com apoio das equipes de anestesia, enfermagem e instrumentação. Em cerca de 1h30, a cirurgia foi concluída e o coração acondicionado em solução preservadora para garantir sua viabilidade durante o deslocamento.