A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (17) a Operação Segundo Mandamento, voltada ao combate do tráfico de animais silvestres em aplicativos de mensagens e feiras livres no estado do Rio de Janeiro.
Na ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Duque de Caxias (2), São Gonçalo (2) e Magé (1). A operação chamou atenção no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, durante o cumprimento dos mandados.

As investigações começaram a partir de prisões em flagrante de indivíduos que transportavam grandes volumes de animais. A organização criminosa também é suspeita de envolvimento no tráfico internacional de micos-leões-dourados, com apreensões no Suriname e no Togo.
Além disso, foi constatado que o grupo vinha lavando dinheiro obtido com atividades ilegais. O Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 2 milhões dos investigados.
Os suspeitos responderão pelos crimes de crimes ambientais, receptação qualificada, associação criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.
A presença do efetivo da PF foi mostrada nas redes sociais