O cantor Zé Paulo Sierra é a nova voz da azul e branca de Madureira, a Portela. O intérprete assume o carro de som da escola, uma semana após a morte do cantor Gilsinho, de 55 anos.
No próximo carnaval, além de representar a Portela, o cantor também seguirá no comando do carro de som da União de Maricá, na Série Ouro. Como as escolas são de grupos diferentes, não há nenhuma regra que impeça a dobradinha.
Durante a escolha do samba-enredo para o Carnaval de 2026, Zé Paulo foi o responsável por interpretar a obra composta pela parceria de Valtinho Botafogo, Raphael Gravino, Gabriel Simões, Braga, Cacau Oliveira, Miguel Cunha e Dona Madalena, que foi o samba vencedor e será o hino da Portela na Marquês de Sapucaí em 2026.
Carreira de Zé Paulo
Com uma carreira consagrada no Grupo Especial, Zé Paulo já brilhou à frente de pavilhões como Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel, sendo sempre elogiado pela afinação, potência e emoção de suas interpretações. Agora, sua chegada à Majestade do Samba marca um novo capítulo na história da Portela. A scola vai levar para a avenida em 2026, o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará, a oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, uma homenagem a Custódio Joaquim de Almeida, mais conhecido como Príncipe Custódio. O enredo assinado por André Rodrigues busca romper a centralização de narrativas afro-brasileiras no eixo Rio-Bahia, explorando assim a força da ancestralidade na região do sul.
Morte de Gilsinho
Gilsinho estava desde 2006 na escola e era conhecido como uma das vozes mais marcantes da Sapucaí. Amigos contaram que Gilsinho passou por uma cirurgia bariátrica, dias antes de morrer e que teve complicações.