Policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) deflagraram, na manhã desta terça-feira (14), uma operação que tem Niterói entre as principais áreas de atuação. A ação visa desarticular um grupo criminoso envolvido no furto de transformadores de energia elétrica de grande porte. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços de Niterói, Rio de Janeiro e de cidades do estado de São Paulo.
De acordo com as investigações, a quadrilha mantinha um esquema estruturado para furtar transformadores de uma empresa do Rio de Janeiro e levá-los para pontos de receptação em São Paulo, onde eram revendidos. Entre 22 de junho e 10 de agosto de 2024, foram subtraídos 775 equipamentos, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 800 mil.
A polícia descobriu que um funcionário da empresa lesada era o principal articulador interno do esquema. Ele liberava irregularmente os transformadores em dias previamente combinados, sem o devido registro. Outro suspeito atuava como intermediário entre os funcionários e os receptadores, coordenando retiradas e pagamentos.
Um motorista intimado a depor confirmou ter realizado, desde setembro de 2023, o transporte de transformadores do depósito em Itaboraí ( Enel) para endereços em São Paulo, mediante pagamento por transferência bancária.
Com base no trabalho de inteligência da unidade, a DDSD conseguiu mapear toda a estrutura da quadrilha. A operação desta terça-feira busca coletar novas provas, como documentos e mídias eletrônicas, que reforcem as investigações e possam identificar novos integrantes do grupo.
