O Clube Mauá, em Estrela do Norte, São Gonçalo, foi palco de muita emoção e solidariedade no domingo (19), sediando as finais femininas do Campeonato Brasileiro de Handebol Master. Em um evento aberto e com entrada gratuita, os times do Rio de Janeiro levaram a melhor nas duas categorias disputadas, impulsionados pelo talento de atletas gonçalenses.
Na final 50+, o time Rio de Janeiro Master venceu o Distrito Federal por 16 x 8. A grande estrela foi a gonçalense Maria José Sales, a Zezé, multicampeã e medalhista dos Jogos Pan-Americanos. Além do título com a equipe, Zezé foi eleita a melhor armadora central e a melhor jogadora do campeonato em sua categoria.

O time Rio de Janeiro Master 40+ também conquistou a vitória, superando o DF por 23 x 14. Neste time, brilhou a tricampeã Pan-Americana Idalina Mesquita, a Daly, também de São Gonçalo. Daly levou os títulos individuais de melhor jogadora e melhor ponta esquerda do campeonato em sua categoria.
Inspiração e legado para as novas gerações
Zezé e Daly não são apenas vencedoras em quadra; elas são professoras do Projeto Superação no Handebol, da Secretaria de Esporte e Lazer, que visa formar novos talentos em quatro núcleos do município.
“É muito emocionante ganhar dentro de casa, na minha cidade. O Clube Mauá representou a cidade de São Gonçalo por muitos anos no handebol. Foi tudo de bom!”, disse Zezé, celebrando a vitória e o trabalho com os jovens do projeto.
Daly também expressou sua alegria em competir no local onde treinou por anos: “Foi legal ver São Gonçalo recebendo uma competição como essa pela primeira vez. Estou muito feliz de estar na final dentro de casa, na quadra onde passei uma grande parte da minha vida. Para além disso, estamos realizando a descoberta de novos talentos.”

O subsecretário de Esporte e Lazer, Alex Santos, reforçou o compromisso da gestão em apoiar grandes eventos: “São Gonçalo é um celeiro de talentos no handebol. Incentivamos esse campeonato buscando recuperar a potência do esporte na cidade. É incrível ver toda essa potência e a conquista dos troféus, incentivando também os jovens.”
Os professores do Projeto Superação, Anderson Armond e Marcus Vinícius Silva, também foram convocados para a competição, reforçando o talento da cidade no esporte.
