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Câmara aprova VLT e VLP para TransCarioca e TransOeste

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Durante sessão extraordinária nesta quinta-feira (23), os vereadores do Rio aprovaram, em segunda discussão e com emendas, o PLC 56/2025. O projeto autoriza o Poder Executivo a conceder, por meio de concessão patrocinada, a implantação, operação e manutenção de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Veículo Leve sobre Pneus (VLP) ou tecnologia similar nos corredores TransCarioca e TransOeste.

A TransCarioca possui os terminais Alvorada e Fundão, 45 estações e capacidade para transportar até 16 mil passageiros por hora em cada sentido. Já a TransOeste conta com os terminais Santa Cruz, Mato Alto, Pingo d’Água, Curral Falso, Alvorada e Jardim Oceânico, totalizando 41 estações e a mesma capacidade de transporte.

Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Sustentabilidade e eficiência

O VLT é um trem urbano elétrico, que pode ser alimentado pelo solo, e oferece média capacidade de transporte — podendo levar até quatro vezes mais passageiros que um ônibus, com custo de implantação bem inferior ao de uma linha de metrô, já que não exige túneis subterrâneos. Normalmente, circula na altura das vias ou sobre trilhos elevados.

O VLP, por sua vez, tem capacidade semelhante, mas se desloca sobre pneus e bateria, o que facilita a adaptação à malha urbana e reduz custos, dispensando a instalação de trilhos.

Entre os benefícios de ambos os modais estão a redução da poluição sonora, maior pontualidade graças às faixas exclusivas e poucas paradas, integração com outros meios de transporte, maior conforto interno e diminuição das emissões de gases de efeito estufa, por serem movidos a energia elétrica.

Segundo o Poder Executivo, “a opção pelo VLT, VLP ou modal similar para os corredores da TransOeste e da TransCarioca é justificada principalmente pela demanda existente e pelo aproveitamento da infraestrutura já instalada para o BRT, evitando requalificações complexas e onerosas”.

As emendas aprovadas permitem que o Executivo avalie a expansão do serviço para os bairros de Botafogo e Ilha do Governador, seguindo estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. O projeto, de autoria do Poder Executivo, segue agora para sanção ou veto do prefeito.

Imagem do projeto do VLT passando pela Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul / Prefeitura do Rio
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