O Governo do Estado do Rio de Janeiro comemorou, nesta quinta-feira (23), os 190 anos do transporte aquaviário com o lançamento de um passeio turístico pela Baía de Guanabara. A nova atração, idealizada pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) em parceria com o consórcio Barcas Rio, será aberta ao público no dia 2 de novembro e ocorrerá todo primeiro domingo de cada mês.
O lançamento contou com a presença da primeira-dama Analine Castro e incluiu diversas ações voltadas ao público feminino na estação Praça XV, em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama. Durante o evento, foram oferecidos serviços de saúde, emissão de documentos, ações de conscientização e oficinas de beleza, em parceria com diferentes secretarias estaduais.
“É muito importante o resgate desse turismo para mostrar os encantos do Rio pela Baía de Guanabara, que passa por um processo de despoluição. São 190 anos de história das barcas, uma memória viva de gerações”, destacou Analine Castro.
O passeio, com cerca de duas horas de duração, partirá e retornará à Praça XV, percorrendo pontos icônicos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Ilha Fiscal, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). O ingresso custará R$ 169, com meia-entrada para estudantes e moradores do Rio, e gratuidade para idosos.
“Vivemos uma nova fase do sistema aquaviário, com maior controle do Estado e inúmeras melhorias — como a redução de tarifas e a implementação da biometria facial. É momento de celebrar e seguir aprimorando os serviços”, afirmou a secretária de Transportes, Priscila Sakalem.
190 anos de travessias
O transporte aquaviário no Rio começou em 1835, com a Companhia de Navegação de Nictheroy, e evoluiu ao longo das décadas com diferentes operadores. Desde fevereiro de 2025, o sistema é administrado pelo consórcio Barcas Rio, sob supervisão direta da Setram.
Desde a redução das passagens e o reforço das linhas Araribóia, Paquetá, Cocotá e Charitas, o serviço vem registrando recordes de passageiros. Em agosto, a linha Charitas atingiu o maior número desde a nova gestão: 7.699 usuários em um único dia, 75% acima da média do ano anterior.
Entre as melhorias implementadas estão a instalação de climatizadores, a modernização de embarcações e a ampliação da biometria facial em todas as estações, reforçando o controle e a segurança do sistema.




















