A Defesa Civil de Maricá ganhou reforço neste início de novembro com a chegada de 130 novos guarda-vidas contratados temporariamente. O evento, realizado no Centro de Operações Integradas (COI), em Itaipuaçu, marcou o encerramento do curso de formação promovido pela Defesa Civil e o início de uma nova etapa de atuação no litoral maricaense.
Os formandos passam a integrar o Grupamento de Prevenção e Salvamento Aquático, responsável pela segurança em toda a extensão do litoral — 46 quilômetros de praias entre Itaipuaçu e Jaconé — e nas lagoas da cidade. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito João Maurício, do secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos, além de instrutores, familiares e convidados.
“Esses 130 homens e mulheres chegam para somar com o nosso time, atuando em toda a rede de lagoas e praias, além de auxiliarem no combate a outras ocorrências, principalmente agora com o verão se aproximando”, destacou o vice-prefeito João Maurício, que presidiu a cerimônia.
O secretário Danilo Santos ressaltou que o reforço é essencial para atender ao aumento da demanda causado pelo crescimento populacional e pela alta movimentação nas praias.
“Nossa orla é extensa e, com esse reforço, conseguimos cobrir as necessidades para o próximo verão, com mão de obra qualificada e preparada. A qualificação profissional é fundamental para que os guarda-vidas atuem com eficiência e segurança”, afirmou.

Com a ampliação do efetivo, a Defesa Civil também fortalece as ações de prevenção e resposta a emergências, como afogamentos e queimadas, que costumam aumentar durante o período de calor. O reforço integra o conjunto de medidas da Prefeitura para garantir mais segurança e proteção à população e aos visitantes durante a alta temporada.
Moradores entre os profissionais formados na turma
Entre os novos guarda-vidas, o sentimento foi de conquista e emoção. Leonardo, morador de Itaipuaçu, contou que o sonho de ser guarda-vidas o acompanhava desde a infância. “Sou nascido e criado na praia. Já tinha tentado outras vezes, mas não consegui. Hoje está sendo a realização de um sonho. Agora, quero honrar essa farda e salvar muitas vidas”, comentou.
A formanda Raquel Cardoso também celebrou o momento com gratidão. “É uma honra enorme fazer parte dessa instituição que protege nossas praias. Maricá tem um litoral lindo, e os guarda-vidas garantem essa segurança. Agradeço muito a Deus por essa oportunidade”, declarou.
O guarda-vidas Carlos Xavier ressaltou a importância da preparação recebida. “Foi um treinamento difícil, mas que torna o combate mais fácil. Agora estamos prontos para atuar e proteger a população nas praias, que são muito perigosas.”
A mãe dele, Eliane Márcia dos Santos, expressou a emoção em ver o filho conquistando o sonho. “Sinto muita gratidão. Que ele possa transformar esse sentimento de luta e confiança em salvar vidas também em uma vitória pessoal e cidadã”, comentou.

Além do vice-prefeito, dos funcionários da defesa civil e da prefeitura, estiveram no evento o comandante da 6ª Cia da Polícia Militar (12º BPM ), Major PM Yeddo Abreu, e os familiares dos formandos.








                                    











