spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Serena, IA da Saúde do Rio, faz fila andar no SUS

Mais lidas

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) apresentou, durante o FisWeek, a Serena, inteligência artificial desenvolvida para otimizar o funcionamento do Sistema Estadual de Regulação (SER). A ferramenta já trouxe resultados expressivos: em poucos meses, contribuiu para uma redução de 16% nas faltas a consultas e exames, tornando o processo de regulação mais ágil e eficiente.

A Serena atua na organização prévia de agendamentos, elabora resumos clínicos e de exames dos pacientes e orienta sobre o uso do painel público do SER, disponível no site da secretaria. Diariamente, o sistema encaminha cerca de 3 mil pacientes para hospitais em todo o estado.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que a inovação faz parte do trabalho do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), criado em 2023.

“Nosso foco é reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente. A Serena chegou para otimizar o acesso à saúde com qualidade em todo o estado”, afirmou.

Em fase de testes há cerca de seis meses, a ferramenta já apresenta resultados concretos. Segundo a superintendente de Regulação, Kitty Crawford, o índice de faltas aos agendamentos caiu de 43% para 36%.

“A Serena envia lembretes às unidades de saúde com uma semana de antecedência, ajudando os pacientes a se programarem e evitando ausências. Além disso, resume prontuários e auxilia na classificação de risco, otimizando o trabalho dos reguladores”, explicou.

Durante o evento, a superintendente também adiantou que novas funcionalidades estão em desenvolvimento para aperfeiçoar o sistema e reduzir ainda mais o tempo de espera por procedimentos no SUS fluminense.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img