A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e Utopias, realiza nesta sexta-feira (14), às 18h, o encerramento da 30ª edição do Festival Internacional de Poesia Rio de Versos, com a “Mostra Internacional de Poesia Visual Scriptum”, na Casa da Cultura. A exposição reúne 31 obras de artistas de 23 países e celebra o encontro entre palavra, imagem e arte contemporânea.
Durante nove dias, Maricá se transformou na Cidade da Poesia, recebendo artistas de 40 países e 20 estados brasileiros. O festival somou 9.250 pessoas de público e gerou 311 empregos diretos, em uma programação com 72 horas de poesia, 40 horas de apresentações e mais de 195 artistas — entre poetas, músicos e performers.
A programação se espalhou por diversos espaços culturais e escolas do município, levando o projeto “Poesia nas Escolas” a 2.100 alunos e professores, com 60 apresentações realizadas por artistas e poetas de Maricá e da região.
Poesia e sustentabilidade
Um dos momentos mais simbólicos do festival ocorreu no dia 2 de novembro, com o plantio do primeiro pé de Pau-Brasil na Praça Orlando de Barros Pimentel — uma homenagem aos 101 anos do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. O gesto reforçou o compromisso do festival com a sustentabilidade, a cultura e a memória nacional.
“O discurso e a poesia são formas de sustentabilidade, porque movem o mundo e a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Cultura e Utopias e diretor do festival, Sady Bianchin.
Diversidade e protagonismo cultural
O Rio de Versos também destacou o protagonismo dos artistas locais e a diversidade de expressões artísticas. O evento contou com a presença de nomes consagrados, como Antônio Carlos Secchin, Milton Cunha, Arnaldo Antunes, Moacyr Luz, Kleiton e Kledir, George Israel e Márcio Borges, além de representantes do Ministério da Cultura e da Petrobras, uma das apoiadoras do festival.
O poeta Adonis Apolo, presidente do coletivo maricaense Ruasia, participou do plantio simbólico e destacou a importância do evento.
“Estamos formando, incentivando e valorizando artistas brasileiros. Ver uma ação como essa em Maricá é motivo de orgulho e inspiração”, disse.
Cultura e utopia em movimento
A realização do Festival Rio de Versos reforça o compromisso da Prefeitura de Maricá com a democratização da arte, a valorização da cultura popular e o intercâmbio internacional. Por meio da Secretaria de Cultura e Utopias, o município consolida-se como um polo de criação e experimentação artística, que promove a integração entre diferentes linguagens, gera oportunidades e estimula a formação cultural da juventude e da comunidade local.
Serviço
Festival Internacional de Poesia Rio de Versos
Mostra Internacional de Poesia Visual Scriptum
Finissage: 14/11, às 18h, com coquetel e presença de autoridades
Local: Casa de Cultura, Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro de Maricá
Funcionamento: a partir das 10h
Entrada franca
Curadoria: Tchello d’Barros
Direção: Sady Bianchin




















