A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (25), a “Operação Muro de Favores”, conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD). A ação integra a estratégia da Operação Barricada Zero, do Governo do Estado, e tem como foco desarticular uma estrutura criminosa ligada ao Terceiro Comando Puro (TCP), com atuação nas comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo.
Durante a operação, um vereador de São João de Meriti, Ernane Aleixo (PL), foi preso, além de outros quatro suspeitos, entre eles Luciana Adelia Theófilo, apontada como mulher do traficante Marlon Henrique da Silva, o “Pagodeiro”, e o irmão do criminoso. Na casa do parlamentar, os agentes apreenderam aproximadamente R$ 50 mil em espécie.
Segundo as investigações, o grupo criminoso se valia de apoio político para facilitar a prática de crimes, incluindo a instalação de barricadas nas comunidades controladas pelo TCP, bloqueando o acesso das forças de segurança e prejudicando a circulação de moradores. Áudios e mensagens obtidos pela polícia mostram que o vereador oferecia material e suporte logístico para erguer barreiras em Vilar dos Teles, além de negociar nomeações e vantagens políticas em troca de apoio eleitoral.
A Polícia Civil aponta que o núcleo investigado atuava em crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsão qualificada de comerciantes e lavagem de dinheiro, utilizando armamento de uso restrito. O setor era comandado por um criminoso identificado como braço-direito do líder regional do TCP, que confessou ter assassinado três pessoas — entre elas uma mulher — durante confronto com uma facção rival em novembro de 2023.
A operação atinge diretamente a estrutura financeira, logística e política do TCP na Baixada Fluminense. A meta é enfraquecer a facção, remover barricadas, retomar áreas ocupadas por criminosos e garantir a circulação segura, o acesso aos serviços públicos e a presença do Estado nas comunidades.
Esta é a segunda prisão de um vereador de São João de Meriti em menos de 10 dias. Em 15 de novembro, Marcos Aquino (Republicanos) foi detido em flagrante por porte ilegal de arma durante uma ação da Polícia Civil contra a expansão do Comando Vermelho (CV) na região.
Abaixo vídeos da Polícia Civil da operação




















