A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo prendeu, nesta sexta-feira (28), uma jovem de 19 anos acusada de participar de um plano para matar a própria mãe. O crime, arquitetado pela filha junto com o pai — companheiro da vítima — foi executado por meio de envenenamento com “chumbinho” colocado em alimentos e até dentro de cápsulas de medicamentos de uso contínuo.
A investigação teve início quando a própria jovem procurou a polícia afirmando que a mãe havia sido internada após ingerir remédios adulterados pelo pai. Ela tentou se colocar como denunciante, mas o enredo começou a ruir quando os agentes confrontaram seu relato com testemunhas, prontuários médicos e perícias em dispositivos eletrônicos.
Os policiais descobriram que a filha não só sabia de todo o plano, como participou ativamente dele. Celulares apreendidos mostraram pesquisas feitas por ela sobre venenos, efeitos do “chumbinho” e até punições legais envolvendo herdeiros que atentam contra familiares. A Deam também identificou que a dupla realizou um teste prévio: galinhas foram envenenadas em um quintal próximo para verificar a eficácia da substância — e morreram logo após ingerirem o material.
O crime vinha sendo planejado havia semanas. No dia 12 de outubro, mãe e filha comeram cachorro-quente preparado pelo pai com chumbinho. A vítima passou mal e precisou ser hospitalizada. Dias depois, em 19 de outubro, a dupla tentou novamente, desta vez colocando o veneno dentro de cápsulas de um medicamento. A mulher voltou a ser internada. Mesmo após duas tentativas, a jovem demonstrou indignação com o fracasso do plano.
As investigações apontam motivação financeira: a vítima tinha uma apólice de seguro, da qual os dois suspeitos eram beneficiários. O outro filho do casal não tinha qualquer envolvimento.
A jovem também ajudou o pai nas movimentações financeiras para viabilizar o crime, realizando transferências, pagamentos e outras tarefas de apoio. Com as provas reunidas, a polícia representou pela prisão preventiva dos dois. A operação para captura começou nesta sexta-feira. A jovem foi encontrada no bairro Raul Veiga, em São Gonçalo. O pai fugiu e ainda ligou para a vítima um dia antes, pedindo que ela cuidasse do filho adolescente do casal.
Encaminhada à Deam, a jovem teve o mandado de prisão por tentativa de homicídio qualificado cumprido. As buscas pelo segundo envolvido continuam.




















