A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (Maré), encerrou neste domingo (30/11) o Festival Somos Latinos com apresentações de Braza e dos jamaicanos The Skatalites. Realizado na Arena da Barra, o evento gratuito reuniu, ao longo de quatro dias, mais de 200 artistas de 20 países em dois palcos, celebrando a diversidade cultural latino-americana.
As atividades deste domingo começaram às 13h, com a abertura do espaço gastronômico e de convivência, que ofereceu pratos típicos de diferentes países. No palco, passaram artistas locais — como Bruna Mandz e Mauro Jr. — além de convidados especiais, entre eles Seu Pereira e Coletivo 401 e o grupo boliviano Corporales Mi Viejo, que se apresentou às 18h. O show do Braza movimentou o palco principal às 19h, e o encerramento ficou por conta do The Skatalites, às 21h.
O secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre Almeida, destacou o impacto positivo dos quatro dias de festival.
“O evento reforça o orgulho da nossa identidade latino-americana e evidencia o investimento cultural que estamos fazendo. Mais do que música e entretenimento, o Somos Latinos promoveu a troca entre diferentes nações, culturas e etnias, deixando um legado importante”, afirmou.

Promoção internacional da cidade
José Alexandre também ressaltou o potencial do festival para fortalecer a imagem de Maricá no exterior.
“Um evento dessa dimensão cria conexões interculturais e projeta Maricá para outros países da América Latina, despertando o interesse de turistas em conhecer nossa cidade”, completou.
Aprovação do público
Morador da Barra há 18 anos, o professor André Luiz Mendonça destacou a atmosfera vibrante da Arena de Eventos.
“Parecia que estávamos em um pedacinho da América Latina. Não foram apenas grandes shows, mas dança, oficinas e gastronomia de vários países. Caminhar pela arena e ouvir sotaques diferentes foi especial. É um orgulho ver isso acontecer tão perto de casa”, disse.
A empreendedora Isabella Barreto, das “Delícias da Bebel”, levou ao festival versões de doces tradicionais no Brasil, mas que têm origem latino-americana.
“A proposta era apresentar ao público sabores de diferentes países. Muitas iguarias são conhecidas aqui, mas poucos sabem de onde vieram. Trouxe, por exemplo, a rabanada, popular no Natal brasileiro mas com raízes em outros países, além do fiambre da Guatemala e os churros do México”, explicou.
O Festival Somos Latinos se consolida como uma das principais celebrações culturais do município, reforçando o intercâmbio artístico e a vocação de Maricá para receber grandes eventos.





















