O Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, celebra uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil. Com raízes africanas, o samba nasceu do encontro entre ritmos, danças e tradições trazidas pelos povos negros e, ao longo do século XIX, ganhou forma nas comunidades do Rio de Janeiro, especialmente entre baianos que migraram para a então capital imperial.
Do samba de roda do Recôncavo Baiano, passando pelos batuques do Maranhão, Pernambuco, São Paulo e Minas, o gênero tomou corpo no Rio, onde dialogou com a polca, o lundu, o maxixe e o xote. Em 1917, com a gravação de “Pelo Telefone”, o samba urbano carioca se consolidou como símbolo da identidade brasileira. Criminalizado no início, por sua origem negra e popular, o ritmo se impôs, conquistou rádios, palcos, morros e avenidas, tornando-se hoje um patrimônio nacional — e mundial: desde 2005, o samba de roda é reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Para celebrar esse dia especial, cidades do Rio de Janeiro recebem programações gratuitas. Confira:
Maricá — Samba no Bistrô (Itaipuaçu)
Est. Alcione de Assis, Q9 L 192 – Itaipuaçu
Terça-feira, 2/12
Casa abre às 16h | Roda de Samba às 17h30
Entrada gratuita
O Bistrô promove uma tarde de samba com roda ao vivo e clima familiar. Uma celebração aberta ao público, com toda a energia do ritmo mais brasileiro de todos.
Maricá — Ensaio de Rua da GRES União de Maricá
Concentração: em frente ao Prezunic — Rua Abreu Rangel, Centro
Terça-feira, 2/12
A partir das 20h
No Dia Nacional do Samba, a escola realiza mais um grande ensaio de rua rumo ao Carnaval 2026, encerrando o desfile na Passarela Adélia Breve.
Niterói — Ensaio da Viradouro
Av. do Contorno, 16 – Barreto
Terça-feira, 2/12
19h
Entrada gratuita
A Vermelha e Branca do Barreto abre as portas para mais um ensaio de quadra com todos os segmentos da escola. Um convite perfeito para quem quer curtir o dia do samba no clima carnavalesco.
Rio de Janeiro — Festival das Rodas na Quadra da Portela
Rua Clara Nunes, 81 – Madureira
Terça-feira, 2/12
A partir das 17h
Gratuito — retirar ingresso no Sympla
A Majestade do Samba recebe Terreiro de Criolo, Grupo Arruda e Samba da Volta para uma noite de encontros, ritmos e tradição.





















