O Hemonúcleo de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto, viveu uma manhã de solidariedade no sábado (20), com a mobilização da torcida tricolor. Integrantes da Young Flu de São Gonçalo compareceram ao local para doar sangue, em uma ação que pode ajudar a salvar dezenas de vidas neste fim de ano — já que cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas.
Para atender à ação, o Hemonúcleo funcionou em horário excepcional, das 8h às 12h30, recebendo torcedores do Fluminense e demais voluntários. Esta foi a terceira mobilização do tipo em 2024. As anteriores contaram com a participação do motoclube gonçalense Insanos MC e da Torcida Organizada Raça Rubro-Negra.
O Hemonúcleo de São Gonçalo necessita de doações constantes para abastecer as unidades de urgência e emergência do município, além de cirurgias eletivas e outros procedimentos hospitalares.
“As ações promovidas por torcidas e grupos organizados elevam de forma significativa os nossos estoques. Quando há mobilização coletiva, o impacto é enorme. Cada doação representa esperança e vidas salvas. O Hemonúcleo está de portas abertas para todas as torcidas e grupos, independentemente de time ou bandeira. Vestir a camisa da solidariedade é um compromisso com a vida”, destacou a diretora do Hemonúcleo, Luiza Pereira.
A iniciativa da Young Flu reforça que as torcidas organizadas vão além dos estádios, atuando também em ações sociais. Para o presidente da torcida, Washington Santos Pinto, a doação teve um significado especial.
“Sempre realizamos ações solidárias, mas neste ano perdemos um amigo muito querido, o Gabriel, que precisou de doação de sangue. A Prefeitura ajudou muito nesse momento, e entendemos que agora era hora de retribuir. Sabemos que a doação de sangue pode salvar outras vidas, principalmente neste período de fim de ano. Nossa torcida busca promover alegria pelo futebol, mas também atuar em ações sociais”, afirmou.

Entre os doadores esteve João Marcos Xavier, de 28 anos, que participou pela primeira vez.
“Eu já queria me tornar doador por causa do meu irmão, que sofreu um grave acidente e precisou de sangue. Hoje ele está bem, e agora posso ajudar outras pessoas. Pretendo continuar doando pelos próximos anos”, contou.
Como doar
Para doar sangue, não é necessário estar em jejum. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis legais.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, exceto feriados e pontos facultativos, na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto.
Agendamentos para grupos podem ser feitos pelo WhatsApp (21) 98310-1509, pelo e-mail hemonsg@gmail.com ou presencialmente.




















