Niterói começa, nesta sexta-feira (16), uma mobilização para reduzir a fila de espera por exames e cirurgias na rede municipal de saúde. A iniciativa faz parte do Programa Fila Zero e conta com apoio do Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, com foco na ampliação do acesso da população a atendimentos especializados.
A ação tem início com a chegada da carreta do Ministério da Saúde, que ficará instalada no Mercado Municipal de Niterói por cerca de 30 dias. No local, serão realizados exames de tomografia, mediante encaminhamento da Central de Regulação. O atendimento acontecerá de segunda a sábado, das 7h às 17h.
Além da carreta, nos dias 16 e 17 de janeiro será realizado um mutirão de exames e cirurgias em unidades da rede municipal. Participam os hospitais Oceânico Gilson Cantarino, Carlos Tortelly, Getulinho e Orêncio de Freitas. Estão previstos exames como mamografia, endoscopia, colonoscopia, raio-X, ecodoppler e ultrassonografia, além de cirurgias gerais e pediátricas, incluindo procedimentos de fimose.
A mobilização também envolve o Hospital Universitário Antônio Pedro e o IBAP. Nesses locais, serão ofertados exames de ressonância magnética, além de procedimentos como cateterismo, angioplastia, angioplastia vascular e cirurgias ginecológicas, nefrológicas, proctológicas e de catarata.
De acordo com a organização da ação, a integração entre as redes municipal e federal deve ampliar a capacidade de atendimento e beneficiar pacientes que aguardam por procedimentos eletivos. Os atendimentos seguem os critérios da Central de Regulação e dependem de encaminhamento pela rede municipal de saúde.


















