spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Pré-Uerj popular de Maricá aprova mais de 100 alunos em cursos da UERJ

Mais lidas

Mais de 100 estudantes foram aprovados no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) após participarem do Pré-Uerj Popular Iara Iavelberg, cursinho gratuito realizado em Maricá. Os alunos conquistaram vagas em mais de 30 cursos, entre eles Medicina, Odontologia, Psicologia, Direito, Ciência da Computação, Relações Internacionais, Jornalismo, Design, Enfermagem, Fisioterapia, História e Ciências Sociais.

Criado em 2018, o preparatório funciona de forma on-line, com aulas ao vivo que ficam gravadas para os estudantes. O curso também oferece simulados, provas discursivas e correções comentadas, com foco específico no vestibular da Uerj. De acordo com o fundador do projeto, professor William Campos, o trabalho é intenso e voltado para as diferentes etapas do processo seletivo.

“O curso é todo on-line, com aulas através de chamadas de vídeo e que ficam gravadas. Foi um caminho longo, porque o vestibular da Uerj tem muitas fases, e essas turmas são focadas, é o nosso Pré-Uerj. É um trabalho muito específico e aprofundado. Além das aulas, a gente envia provas para os alunos e entregamos corrigidas, comentadas. Um trabalho intenso, mas que tem resultado. Quando começamos, em 2018, tivemos 12 aprovações”, destacou.

As turmas de 2025 começaram com 1.060 inscritos na fase de preparação para a prova objetiva. Desses, 420 avançaram para a etapa discursiva, e 104 estudantes garantiram a aprovação final. As aulas incluem disciplinas como Biologia, Química, Português, Matemática, Física, História, Geografia, Inglês e redação.

Um dos aprovados é Lucas dos Santos, que conseguiu recuperar lacunas no aprendizado deixadas pelo período da pandemia e foi aprovado em Ciência da Computação.

“Eu passei os 2º e 3º anos do Ensino Médio na pandemia. Era como se fossem férias, sem estudar com dedicação. Isso em escolas públicas aqui do Centro de Maricá. Só em 2023 que passei a querer entrar para uma faculdade. Fiz o Enem e não fui bem. Em 2024, me interessei pela Uerj, mas ainda muito perdido, sem saber o curso que queria. Fiz a prova e não passei. Ano passado descobri o Pré-Uerj de Maricá e mergulhei. Decidi tentar uma vaga em Ciência da Computação. Assisti todas as aulas do curso. Mas além disso, o acolhimento da equipe e o atendimento dos professores foram muito importantes para que eu chegasse lá”, contou.

As inscrições para as próximas turmas começam no dia 2 de fevereiro. Para participar, os interessados devem preencher um formulário on-line que será disponibilizado no perfil do curso no Instagram, @preuerj_marica. Mesmo quem não estiver inscrito pode acessar aulas gravadas no canal do projeto no YouTube.

Outra história de destaque é a de Maria Eduarda de Souza, de 19 anos, que comemora a aprovação em Direito após melhorar significativamente o desempenho nas provas.

“Eu conheci o Pré-Uerj de Maricá no final de 2024, ano que fiz prova da Uerj, mas não passei. Decidi me inscrever e participar em 2025 e vi o resultado: eu saí de 9,5 em História para 16,5! Em redação, fui de 12 para 16. O preparatório foi de suma importância. Preparatórios para a Uerj são muito difíceis de encontrar e são caros. Só para a disciplina de História era R$ 500 e eu não teria para pagar. Aqui, gratuitamente, fiz provas discursivas toda semana e foi o que me permitiu ser oficialmente uma caloura de Direito agora”, comemorou.

Ana Luísa de Moraes, também aprovada em Direito, destaca o acompanhamento individual oferecido pelo curso.

“Eu conheci o Pré-Uerj de Maricá pelas redes sociais. Eu estava estudando para o vestibular e tinha comentado que todos os cursos para essa universidade eram muito caros. Eu procurei e entrei no grupo. Quando as aulas começaram e passei a receber os materiais, logo vi que era ótimo. Os professores corrigem as provas de forma individual, o que foi uma ajuda maravilhosa. Eu fiz somente o Pré de Maricá e passei, então tenho certeza que foi resultado do curso. Espero que continue mudando a vida de muita gente”, afirmou.

O Pré-Uerj Popular Iara Iavelberg conta com apoio da Prefeitura de Maricá, que contribui para a manutenção do projeto e para a ampliação do acesso de estudantes da rede pública e de baixa renda ao ensino superior.

Divulgação
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img