A Prefeitura de Maricá e a Secretaria de Economia Solidária, alerta a população para tentativas de golpe relacionadas a um suposto recadastramento do programa Renda Básica de Cidadania (RBC). Indivíduos sem qualquer vínculo com a administração municipal têm visitado residências de beneficiários, se passando por agentes públicos e divulgando, de forma fraudulenta, a realização de novos cadastros no programa.
A gestão municipal esclarece que não há, no momento, abertura de novos cadastros nem a realização de procedimentos como reconhecimento facial para acesso ao benefício. Os beneficiários já inscritos no RBC devem ficar atentos e verificar a identificação dos agentes oficiais, que atuam devidamente uniformizados e portam crachá funcional com QR Code, além de fichas oficiais de recadastramento.
“O acompanhamento das informações deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais da Prefeitura. A atenção da população é essencial para evitar esse tipo de golpe”, destacou o secretário de Economia Solidária, Matheus Gaúcho.
Por meio da leitura do QR Code ou do acesso ao portal oficial da Prefeitura de Maricá, é possível confirmar o nome e a função do agente responsável pela visita, garantindo mais segurança e transparência no atendimento à população.

















