spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Após volume elevado de chuva, Niterói segue em estágio de atenção

Mais lidas

Niterói permanece em estágio de atenção desde as 16h de domingo (1º) em razão das fortes chuvas que atingiram o município. Até o momento, não houve acionamento de sirenes nem registro de ocorrências graves. Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) atuam na desobstrução de bueiros, enquanto a NitTrans acompanha a situação para minimizar impactos no trânsito.

As regiões de Rio do Ouro, Jurujuba, Piratininga, Boa Vista, Tenente Jardim, Pé Pequeno, Coronel Leôncio, Morro do Estado, Caramujo e Cavalão concentraram os maiores volumes de chuva, com registros superiores a 20 milímetros em apenas 15 minutos.

Foram registrados pontos isolados de alagamento em algumas vias, principalmente devido ao grande volume de chuva em curto intervalo de tempo. A água, no entanto, escoou rapidamente, sem causar transtornos maiores. Entre os locais afetados estão a Avenida Jansen de Melo com a Rua São Lourenço; Rua Doutor Paulo César; Rua Presidente Backer; Estrada Francisco da Cruz Nunes, na altura do Itaipu Multicenter; e o cruzamento da Avenida Feliciano Sodré com a Avenida Visconde do Rio Branco.

Nos últimos anos, o município investiu mais de R$ 1,5 bilhão em ações preventivas, incluindo mais de 350 obras de contenção de encostas e cerca de R$ 1 bilhão em infraestrutura e drenagem em aproximadamente 750 ruas da Região Oceânica.

As obras de macrodrenagem entregues em dezembro do ano passado em bairros da Região Oceânica, do Barreto, da Engenhoca, do Badu e de Charitas apresentaram bom desempenho durante as chuvas, contribuindo para o rápido escoamento da água. No Barreto e na Engenhoca, as intervenções foram realizadas em três etapas e implantaram 4,6 quilômetros de novas redes para reduzir alagamentos. Em Charitas, as melhorias ocorreram na Avenida Prefeito Sílvio Picanço e nas ruas Murilo Portugal, Juiz Alberto Nader, Madre Maria Victória e Clotilde Linhares Pinsky, com novas redes de águas pluviais, além da requalificação de calçadas e do asfalto.

A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato pelos telefones 199, (21) 2620-0199 ou pelo número emergencial (21) 96658-0604. O município também disponibiliza informações atualizadas 24 horas por meio do aplicativo Alerta DCNIT, mensagens SMS (40199) e grupos oficiais de WhatsApp.

A Clin reforça a importância de respeitar os horários da coleta de lixo e evitar o descarte irregular de resíduos, prática que pode obstruir bueiros e agravar alagamentos.

  • Em atualização
Radar meteorológico de Niterói / PMN
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img