Os Estados e o Distrito Federal terão até o dia 31 de janeiro de 2020 para se adaptarem ao novo modelo de placa veicular, o padrão Mercosul. O adiamento da data, inicialmente previsto para o dia 30 deste mês, foi decidido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nesta sexta-feira (28).
De acordo com o Contran, ainda ficou definido que o novo modelo de placas será exigido, neste momento, somente para veículos novos ou, no caso dos veículos em circulação, quando houver mudança de município. Há também a previsão de mudança quando a placa for furtada ou danificada.
Presente a reunião, o ministro substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que a decisão trará menos transtornos para a sociedade, que não vai precisar arcar com novas despesas, a não ser em casos específicos, conforme decidido pelo Contran.
Atualmente, a nova placa está presente em sete Estados brasileiros (AM, BA, ES, PR, RJ, RN e RS). Já são mais de 2 milhões de veículos circulando com o novo modelo das placas veiculares.
Novo modelo – A nova placa contém itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação.