A atriz Glória Menezes morreu aos 91 anos nesta terça-feira (18). A informação foi confirmada pela família da artista.
Com mais de 60 anos de carreira, Glória se tornou um dos grandes nomes da televisão brasileira. Ela também atuou no teatro e no cinema e participou de algumas das novelas de maior sucesso da dramaturgia nacional.
Nascida em 19 de outubro de 1934, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Glória Menezes se mudou ainda criança para São Paulo. Depois de concluir o Ensino Médio, estudou na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP).
A estreia profissional nos palcos aconteceu em 1959, em um festival de teatro amador dirigido por Antunes Filho. No mesmo ano, ela estreou na televisão na novela Um Lugar ao Sol, da TV Tupi.
Parceria marcante com Tarcísio Meira
Também em 1959, Glória conheceu Tarcísio Meira, com quem começou uma das parcerias mais conhecidas da televisão brasileira. Os dois se casaram em 1962 e trabalharam juntos em diversas produções.
Em 1963, o casal protagonizou 2-5499 Ocupado, considerada a primeira novela diária da televisão brasileira. Anos depois, em 1967, os dois foram contratados pela TV Globo.
Na emissora, Glória e Tarcísio participaram de novelas como Sangue e Areia, Rosa Rebelde, Irmãos Coragem, Cavalo de Aço, O Semideus, Guerra dos Sexos, Torre de Babel, Páginas da Vida e A Favorita.
A atriz também teve uma importante passagem pelo cinema. Em 1962, participou de O Pagador de Promessas, filme que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.
Últimos trabalhos
Em 2016, Glória anunciou a aposentadoria, mas continuou vinculada à TV Globo. Ela ainda participou de produções como Tá No Ar: a TV na TV, em 2018, e da série Os Casais Que Amamos, em 2020.
Glória teve três filhos: Tarcísio Filho, fruto do casamento com Tarcísio Meira, além de João Paulo e Maria Amélia, de um relacionamento anterior.
Em agosto de 2021, Tarcísio e Glória foram internados após serem diagnosticados com Covid-19. O ator morreu no dia 12 daquele mês, aos 85 anos, em decorrência de complicações da doença. Glória recebeu alta dias depois.
Os dois foram casados por 59 anos. Após a morte do marido, a atriz passou a morar no Rio de Janeiro, onde ficou mais próxima dos familiares.
Nota de pesar
O governador em exercício, Ricardo Couto, emitiu uma nota de pesar em homenagem à artista.
A perda de Glória Menezes entristece a cultura e a arte do país. Uma grande atriz que construiu uma trajetória de mais de seis décadas nos palcos, no cinema e, principalmente, na televisão. Um dos rostos mais populares do Brasil deu vida a personagens que atravessaram gerações.
Conhecida ao longo de sua carreira por sua versatilidade e talento, interpretou mocinhas, vilãs e personagens de grande destaque. Sua contribuição para a dramaturgia brasileira deixa um legado que permanecerá na memória do público e das novas gerações de artistas.
Neste momento de tristeza, manifesto minha solidariedade aos familiares, amigos, colegas de profissão e admiradores de Glória Menezes. Que sua história e sua arte permaneçam vivas na memória de todos.
Desembargador Ricardo Couto
Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro
Despedida dupla na tv
Esta é a segunda perda da TV brasileira em poucas horas. Hoje de manhã, também foi divulgada a morte da atriz Laura Cardoso.
https://errejotanoticias.com.br/morre-laura-cardoso-aos-98-anos-apos-mais-de-oito-decadas-dedicadas-a-art/


















