Uma fiscalização conjunta do Procon Maricá e da Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara de Maricá constatou irregularidades em agências bancárias do Centro de Maricá nesta segunda-feira (07). Dois bancos chegou a ser multado, enquanto outros foram autuados e notificados. Além da equipe de fiscalização do Procon, participaram a coordenadora do órgão, Dra. Angélica Spindola, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Maricá, Marcinho da Construção (DEM) e assessores, e o membro da mesma comissão Cemar (SD).
Os principais problemas foram encontrados nas três agências do Banco Itau. Em todas, constatou-se superlotação, alto tempo de espera e proibição da entrada dos clientes à agência. As unidades localizadas na Rua Domício da Gama e Rua Ribeiro de Almeida foram multadas pelo Procon. Na agência próxima à Praça Orlando de Barros Pimentel, haviam tempos de espera superior a uma hora.
“A fila só se desfez por conta da fiscalização. É um grande descaso, as pessoas esperavam do lado de fora. Com o cliente impossibilitado de entrar, não pega senha. Com isso, ele fica meia hora do lado de fora ele não pega senha e, só depois que ele entra na agência, e que passa a contar o tempo de espera a partir de ali. É uma forma de burlar as leis, que a gente tem visto na maioria das agências de Maricá”, comentou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Maricá, Marcinho da Construção (DEM).
Todas as agências da instituição localizadas em Maricá foram autuadas pelas mesmas irregularidades, além da ausência de atendentes em caixas e na orientação ao uso dos caixas eletrônicos.
Já no Bradesco, houve a constatação do não funcionamento de um dos caixas eletrônicos, além da não exposição do livro de reclamações do Procon. As equipes foram informadas de que o aparelho com defeito seria trocado em até 24 horas. A agência também foi notificada por morosidade no atendimento.
A coordenadora do Procon Maricá, Dra. Angélica Spindola, comentou como o órgão vem atuando contra os maus serviços prestados pelas instituições bancárias na cidade. “Estamos atuando de forma enérgica contra esse desrespeito ao consumidor no que tange a espera na fila, falta de caixas eletrônicos… São inúmeras as irregularidades. Não podemos aceitar esse descaso na cidade”, pontuou.
Para a advogada, a população precisa ser parceira do órgão. “Precisamos que a sociedade continue denunciando essas irregularidades que vem acontecendo no decorrer de muitos anos. Maricá precisa fazer com que o direito do consumidor seja respeitado”, concluiu.
Não foram encontradas irregularidades no Banco do Brasil e Santander. As demais agências bancárias da cidade serão visitadas em nova fiscalização. Denúncias podem ser feitas ao Procon Maricá através do telefone 2634-1342 ou na sede do órgão, que fica na Rua Álvares de Castro, 2525 – Centro (prédio dos Sistemas Integrados Municipal – SIM).
Horário estendido – Em todas as instituições visitadas, foi constatado a extensão do horário de funcionamento. Antes, as agências funcionavam até as 15h, e em todas foi constatado que o atendimento foi ampliado até as 16h.
Agências em outros distritos – Novamente a centralização de agências foi assunto. A ausência de instituições bancárias em pontos importantes da cidade como Itaipuaçu, Inoã e Ponta Negra voltou a ser comentado durante a fiscalização.
“A gente frisa a importância de se abrir mais agências, em Itaipuaçu, Ponta Negra, Inoã”, disse Marcinho da Construção (DEM).
Cemar (SD), que já se reuniu com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e mantém tratativas para a atração de agências para o quarto distrito, comentou como estão as negociações.
“A conversa agora deixa de ser com a Febraban e passa a ser direto com as agências. A fiscalização realizada nesta segunda (07) vem somar nesse intuito. Estamos em tratativa com duas instituições bancárias, que ainda não posso revelar o nome, mas dentro em breve teremos um ponto direcionando qual banco entrará em Itaipuaçu”, adiantou o vereador.