spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Niterói: restauração do Mercado Municipal manterá características da arquitetura neoclássica

Mais lidas

O edifício que abrigou por 46 anos, de 1930 a 1976, o Mercado Municipal de Niterói, na Avenida Feliciano Sodré, e depois passou a ser o Depósito Público Estadual, está recebendo obras na parte interna, restaurando os traços de art déco. O trabalho é meticuloso e feito com cuidado para manter todas as características da arquitetura neoclássica do lugar, que dará espaço ao novo Mercado Municipal. O consórcio Novo Mercado, vencedor da licitação, irá investir R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio.

Nessa etapa da obra estão sendo concluídas as intervenções na parte interna do edifício, com o reforço estrutural e reforma de colunas. O térreo do mercado será um espaço para comercialização de frutas, incluindo espécies raras e de cultivo orgânico, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. No mezanino ficarão restaurante, cervejarias artesanais, adega.

Na segunda fase, serão construídas uma nova praça e um centro cultural e edifício garagem com 300 vagas. Todo o local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

Imóvel

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói. Com uma área de cerca de 9.700 metros quadrados, o local estava desativado há cerca de 30 anos. A Prefeitura de Niterói municipalizou o mercado e lançou a PPP (Parceria Público Privada) para a revitalização. A ideia é que o local se transforme em um dos principais espaços gastronômicos, de cultura, lazer e turismo do Estado do Rio de Janeiro.

“A revitalização do espaço faz parte de um conjunto de medidas que a Prefeitura de Niterói está tomando para ajudar a gerar emprego e renda, alavancar o empreendedorismo e a economia do município, aproveitando a vocação turística da cidade”, explica Igor Baldez, subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói que coordena o projeto de revitalização do espaço. “ O local tem todo um conceito histórico que envolve a renascença fluminense quando políticos e intelectuais buscavam uma identidade para a cidade, na época, a capital. Estamos trabalhando também para ajudar a revitalização da indústria naval através da dragagem do Canal de São Lourenço e buscando incentivo para abertura do Entreposto de Pesca”,diz Baldez.

Ele destaca que o empreendimento será um dos melhores projetos do setor no Brasil e dará impulso direto para as cervejarias e empresas do ramo alimentício.

 

Foto: Leonardo Simplício

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img