A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) escolheu São Gonçalo para receber a primeira escola intercultural em tempo integral. A modalidade será ofertada no Ciep 413 – Adão Pereira Nunes – Brasil-México, localizado no bairro Neves, e permitirá aos alunos uma imersão de sete anos na cultura mexicana. Será a primeira vez que o modelo vai contemplar também alunos do Ensino Fundamental. A proposta será em parceria com o Consulado do México.
Para comemorar o anúncio, alunos e professores do Ciep realizaram um evento em celebração ao Día de Muertos (Dia dos Mortos), nesta sexta-feira (1/11). Eles se inspiraram na festa de origem indígena, tradicional no México, enfeitaram a escola, decoraram mesas com temas e objetos que representam a cultura mexicana e espalharam imagens de personagens famosos, como Chaves, Chapolin e a artista Frida Kahlo. Os estudantes também fizeram uma apresentação de dança, oficinas de pintura facial, mesas com gastronomia mexicana e outras atividades.
O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, esteve na escola, conversou com alunos, professores e diretores. Ele destacou que a proposta vai contribuir para a melhora da qualidade do ensino no Ciep. “A escola já tem um bom desempenho e sabemos que esse modelo intercultural vai alavancar os resultados. Além disso, um dos pontos importantes nesta proposta é que os alunos vão se aprofundar na cultura mexicana, que tem uma proximidade com a cultura brasileira, e terão proficiência na língua espanhola”, acredita o secretário de Educação.
A aluna Thayane Vitória, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio, era uma das mais empolgadas. A jovem participou da montagem da festa e explicou o significado da data e de alguns símbolos da cultura mexicana. Ela comemorou a implantação do modelo intercultural na escola. “Aqui, os alunos vão aprender o espanhol desde o 6º ano do Fundamental. Ou seja, quando terminarem o Ensino Médio, já estarão falando outro idioma fluente. Isso vai ajudar muito, inclusive no mercado de trabalho”, disse.
Escolas interculturais no Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Educação conta com mais cinco escolas interculturais. Em Niterói, o Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França e o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China ofertam ensino da Língua Francesa e Mandarim, respectivamente.
Na capital, o Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto tem como foco o idioma Espanhol. Na Baixada Fluminense, o Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, oferta ensino da Língua Inglesa, enquanto o Ciep 218 – Ministro Hermes Lima – Intercultural Brasil-Turquia o ensino da Língua Turca.