Contagem regressiva para Itaipuaçu ganhar a primeira agência bancária; cerca de 30 empresários do distrito ouviram de representantes do Sicoob Sul – que já mantém agência no Centro de Maricá – a possibilidade de instalação de uma agência no local até março do próximo ano.
“É estratégico montarmos uma agência em Itaipuaçu. Mas precisamos de uma união dos empresários locais, formadores de opinião, disseminadores de informação. Queremos colocar uma agência aqui até março de 2020”, disse o gerente-geral da agência Maricá, Alair Lopes (foto).
A reunião foi convocada pela Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Maricá (ACM), e aconteceu na Veterinária Poubel, no Jardim Atlântico. Alair explicou para os presentes o que é o Sicoob Sul, como funciona, o diferencial, os produtos bancários oferecidos e como a instituição bancária cooperativada pode ajudar no desenvolvimento econômico local.
O vereador Cemar, grande engajado na causa de levar uma agência bancária para Itaipuaçu, reforçou a importância da iniciativa da cooperativa. “Temos a grande oportunidade de ver uma agência bancária em Itaipuaçu. Quem conseguiu isso? O povo de Itaipuaçu. Cada um aqui pode ajudar a escrever a história do distrito”, afirmou.
Segundo o parlamentar, outros bancos também querem iniciar operações na localidade, mas em menor escala. “Itau, Bradesco e Santander querem entrar em Itaipuaçu, mas quem chegar primeiro vai beber água limpa. O Sicoob é quem está mais perto de entrar aqui. Vamos abraçar a iniciativa da cooperativa. Os demais virão em sequência”, reiterou.
O empresário Renato Barroco relembrou os esforços feitos pela população para a entrada de um banco no distrito. “Já chegamos a colher mais de oito mil assinaturas em um abaixo-assinado e nada. Chegou a nossa vez. Precisamos ser parceiros do primeiro que chegar. Depois, certamente virão outros”, pontuou.
Também participaram da reunião o presidente e o vice-presidente da ACM, Jorge Luiz Braga e Delfim Moreira (respectivamente) e o subsecretário de Comércio, Empreendedorismo e Defesa do Consumidor, Luciano Leal, além da imprensa local.
O Sicoob não é uma instituição bancária tradicional; o sistema é composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.
Tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, podem se associar. O interessado pode comparecer a agência Maricá, que fica em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, munida do RG, CPF, Comprovante de Renda, Comprovante de Residência, Última declaração do Imposto de Renda e, se for casado(a), o RG e CPF do cônjuge e a Certidão de Casamento.
Já a empresa que desejar ser cooperada do Sicoob, precisa levar o CNPJ, Estatuto ou Contrato Social, Inscrição Estadual, Comprovante de Localização, Faturamento dos últimos 12 meses, Declaração de Imposto de Renda dos sócios da empresa, RG e CPF dos representantes ou sócios, Comprovante de Residência dos representantes ou sócios e, se o(s) sócio(s) for(em) casado(s), RG e CPF do cônjuge do(s) representante(s) ou sócio(s) e certidão de casamento também são necessários.