Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) apontou que em 2019 o número de salvamentos realizados em Maricá apresentou queda de 39,1%.
Segundo os dados, em 2018 foram realizados 759 salvamentos na orla maricaense e no ano passado 462. Para orientar melhor os frequentadores, principalmente nesta época de férias associada ao verão, foram adquiridas novas bandeiras de sinalização. Com novo layout e cores diferentes, elas alertam os banhistas sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na região.
Outro ponto que promete trazer mais segurança aos banhistas é o reforço do efetivo. Até março, mais de 1,3 mil guarda-vidas vão se revezar na orla fluminense, garantindo um reforço de cerca de 50% no efetivo, intensificando o monitoramento das praias e o socorro às vítimas.
“Ano passado nossos guarda-vidas já realizaram aproximadamente 12 mil salvamentos. A maioria deles, no verão, quando as temperaturas sobem e há expressivo aumento do número de frequentadores nas praias do Estado. O planejamento estratégico adotado pela corporação nesta época tem como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização da população a fim de evitar afogamentos. É fundamental que as pessoas sigam as recomendações e obedeçam à sinalização, evitando riscos durante o banho de mar – explicou o coronel Glauco Lorite, comandante das atividades de Salvamento Marítimo do CBMERJ
Novo Helicóptero
A Operação Verão 2020 do Corpo de Bombeiros do Rio já conta com reforço de efetivo e de equipamentos. Os guarda-vidas da corporação vão contar com o apoio de mais um helicóptero, recém-adquirido, além de novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal, entre outros.
A nova aeronave foi adquirida com recursos provenientes da Taxa de Incêndio. O chamado BM06 é o primeiro modelo com a função piloto automático, que garante a estabilidade da cabine em caso de desorientação espacial.
“Quando investimos na aquisição de novas viaturas, em materiais de resgate marítimo e de sinalização das praias, nosso foco é a segurança da população. O objetivo é continuar aprimorando a atuação e fortalecendo a corporação. Hoje, a frota do Corpo de Bombeiros passa a contar com seis helicópteros, que atenderão estrategicamente todo o Estado”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.
Recomendações do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos
– Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;
– Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;
– Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;
– Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar;
– Evitar entrar na água logo após se alimentar;
– Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água.
– Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;
– Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;
– Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.