A ampliação do trecho de 23 quilômetros entre Niterói e Itaboraí, da Niterói-Manilha, deve ser entregue em fevereiro. A informação foi passada pelo diretor de operações da Arteris, Helvécio Tamm.
De acordo com a concessionária, a estimativa é que, após a conclusão até Manilha, a capacidade de tráfego aumente em 50%.
A obra que está sendo executada é a criação de uma terceira faixa junto ao canteiro central até Guaxindiba, em São Gonçalo, ainda em fevereiro.
Além de melhorar as condições de tráfego e segurança dos usuários, a duplicação da BR-101 impacta diretamente na economia e no turismo das regiões dos Lagos e Norte Fluminense, além de colaborar para a redução do tempo de deslocamento até a Capital em até 30%.
Fernando Aguiar, presidente da Firjan Norte Fluminense, está otimista com as futuras conquistas do interior. “A conclusão destas obras vão trazer desenvolvimento e ganhos de logística principalmente para as empresas do Norte Fluminense. Mas é o Brasil todo que passa por aqui e neste sentido todos sairemos ganhando”, avaliou.
Fijan – Empresários do Norte Fluminense discutiram soluções e melhorias de infraestrutura para a BR-101, no trecho entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Entre as sugestões dos empresários, estão o ordenamento no fluxo do trevo de Manilha, no cruzamento com a BR-493.