spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #85

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí registra queda de quase 75% nos casos de dengue, zika, chikungunya

Mais lidas

Sicoob Sul

No ano de 2018, as doenças causadas pelos chamados arbovírus registraram juntas 9.001 casos no município. Já no ano de 2019, os números caíram drasticamente. Foram 2.253 casos no mesmo período em relação ao ano passado, registrando uma queda de 74,86% dos casos.

A subsecretaria de Vigilância em Saúde de Itaboraí relaciona o sucesso na redução dos índices com as parcerias realizadas com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), universidades nacionais e internacionais, palestras realizadas nas escolas e também capacitações das equipes que atuam nas ruas.

Em 2019 os Agentes de Controle de Endemias vistoriaram 694.627 imóveis. Na cidade são 108 profissionais nas ruas realizando inspeções domiciliares diariamente, aplicando larvicida, orientando os moradores e coletando amostras para análise. Por toda cidade, ferros-velhos, borracharias, hospitais e demais locais públicos recebem a pulverização do larvicida regularmente para que não se tornem grandes criadouros de mosquito.

“Temos uma equipe de combate ao mosquito muito empenhada e com profissionais extremamente capacitados para exercer a atividade. Prova disso são os excelentes resultados que Itaboraí vem mostrando”, afirmou  secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio.

Laboratório – Uma das ferramentas que contribuiu com a redução foi que a cidade de Itaboraí possui um Laboratório de Entomologia. Lá as amostras coletadas nas residências são analisadas. Sendo positivas e identificado o vírus predominante na área, as equipes do Programa Municipal de Combate à Dengue voltam a região onde as larvas foram coletadas e aplicam larvicidas para eliminar por completo os focos.

Recusas – As recusas de vistorias dos imóveis são apontadas pela Secretaria de Saúde como um dado preocupante. De acordo com levantamento, 1.998 proprietários fecharam as portas para as vistorias dos agentes de combate às endemias no ano de 2019. Outros 87.815 imóveis não foram vistoriados porque estavam fechados no momento de visita dos agentes.

“Um agente de combate às endemias estará sempre uniformizado, portando um crachá de identificação como servidor da Prefeitura de Itaboraí. Eles tentam identificar nas residências possíveis focos do mosquito e os elimina. As equipes promovem ainda ações de educação em saúde junto à comunidade informando sobre os riscos das doenças”, comentou o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Adriano de Paula Pereira.

Como denunciar um foco?

Acione a Secretaria de Saúde de Itaboraí imediatamente: 2635-7456.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img