As obras de urbanização em andamento no Recanto de Itaipuaçu avançam de forma significativa. Na primeira passarela de pedestres, ao lado da igreja de Nossa Senhora Aparecida, a estrutura já recebeu grades laterais e a área de estacionamento está sendo preparada, junto à Rua Capitão Melo. A poucos metros dali, a outra passagem erguida próxima à Pedra do Elefante está no mesmo estágio de acabamento e aguardando a instalação das luminárias. No entorno desta última, as calçadas de acesso estão sendo finalizadas na Rua Luiz Vieira e sendo preparadas da Avenida do Canal, na margem oposta. De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, as duas passarelas deverão ser entregues simultaneamente à população, mas a data ainda não foi marcada.
Na área próxima a um dos cartões postais da cidade (Pedra do Elefante), homens e máquinas também retiram os paralelepípedos da Rua Luiz Vieira até a junção das ruas Capitão Melo com Engenheiro Domingos Barbosa, eixo principal da localidade. Após esta etapa, a equipe vai preparar a via para receber a nova pavimentação. As calçadas de ambos os lados da rua têm pisos de material intertravado e uma faixa-guia para deficientes visuais. O local também recebeu nova rede de drenagem com desague no Canal da Costa. Para os moradores, já está mais fácil circular por ali.
Na ponte ao lado da igreja, o espaço junto à ponte vai ter, além de estacionamento, um espaço de convivência com nova iluminação, arborização e postes de luz fixados nos guarda-corpos da própria passarela, da mesma forma que foi feito na passagem da Rua 89, inaugurada em junho. O local não tinha uma travessia sobre o canal desde 2015, quando a antiga passagem construída por moradores foi derrubada depois de ruir parcialmente, ferindo cinco pessoas.
Nos próximos meses, a Secretaria de Obras deverá construir outras nove passarelas semelhantes em diferentes pontos do Canal da Costa. Estão previstas também novas pontes para veículos sobre o curso d’água, nos mesmos moldes da que foi construída na Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) e inaugurada há pouco mais de um ano. Os pontos já foram definidos e, segundo a secretaria, incluem a substituição das antigas pontes das ruas 70 e Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83). As novas vias vão ficar nas ruas 128 e 53, onde existe uma ponte de madeira para pedestres.