Maricá tem, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, três casos suspeitos de Coronavírus. Pensando nisso, a Secretaria municipal de Saúde preparou uma capacitação com cerca de 40 profissionais que atuam na Atenção Básica do município. O curso aconteceu nesta sexta-feira (06).
Médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros receberam orientações sobre como identificar e proceder em caso de suspeita de contaminação pelo vírus, além de terem reforçadas as instruções para evitar o contágio e para notificar o caso o mais rapidamente possível.
“Os profissionais do Hospital Municipal estão sendo capacitados por outra equipe, e ainda haverá turmas formadas pelo pessoal do Ambulatório Geral, do Centro de Diagnósticos e do Serviço de Atenção Especializada”, explicou a coordenadora médica de atenção primária Débora Sardinha. Ela comentou, ainda, que a meta é capacitar 100% do pessoal que atua na Atenção Básica até o fim de março.
A gerente de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Thaisa Encarnação, é a responsável pela capacitação. Segundo ela, o objetivo é estabelecer um fluxo padrão para o atendimento de possíveis casos do coronavírus na cidade – que, vale ressaltar, ainda não teve nenhum caso registrado do Covid-19.
“Esses profissionais saberão como identificar um caso suspeito e como proceder com ele na unidade de saúde, além de fazer a notificação para a Vigilância Epidemiológica, a quem cabe atuar na contenção de um possível surto”, explicou ela.