A partir desta semana, o protocolo de testagem em massa será implantado nos polos de triagem e nas unidades de emergências de Maricá. A medida já é reflexo da inauguração do Laboratório de Diagnóstico Molecular, localizado no Posto de Saúde Central, no Centro da cidade, e que terá capacidade para realizar até 300 testes de detecção do novo coronavírus por dia, com os resultados sendo conhecidos em 72 horas.
De acordo com a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, essa nova dinâmica irá permitir elaborar e atualizar permanentemente um mapa da condição virológica na cidade.
“A aplicação dos testes irá mostrar a real situação do município. Nossos casos irão aumentar consideravelmente, pois serão mais testes realizados. Com isso teremos resultados mais cedo e poderemos tratar os doentes mais precocemente, diminuindo a chance de uma evolução para um quadro mais grave”, disse.
Ainda segundo Simone, os testes só serão aplicados após avaliação médica.
“É importante dizer que o protocolo seguirá de acordo com a avaliação do médico, ele que terá autonomia para encaminhar o paciente para o teste, se necessário”, frisou.