Informações obtidas pelo site “Valor Investe”, ligado ao jornal “Valor Econômico”, aponta que na próxima segunda (15) o Governo Federal deverá liberar o acesso a até R$ 1.045 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Poderão movimentar os valores todos que tiverem contas ativas ou inativas do benefício.
Deverá ser injetado na economia, com a medida, aproximadamente R$ 36 bilhões. Os valores deverão ser disponibilizados através do aplicativo “Caixa Tem”, atualmente utilizado para o pagamento do Auxílio Emergencial e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEm. Entretanto, não será possível fazer saques ou transferências com o valor antes de 15/07. O recurso estará disponível apenas pagamento de contas e boletos de água, luz, telefone e cartões de crédito. A pessoa também pode emitir um cartão de débito digital, que pode ser usado para comprar em sites e aplicativos.
De acordo com fontes ouvidas pelo “Valor Investe”, a medida de restringir saques e transferências em um primeiro momento foi tomada porque não há papel moeda (leia-se notas de dinheiro) suficiente para honrar todos os saques. Essas modalidades de acesso aos recursos será disponibilizada de forma escalonada (por mês de aniversário) posteriormente.
A liberação desses recursos foi proporcionada por meio da Medida Provisória 946, justamente por conta da pandemia do Coronavírus. Todos os detalhes acerca do tema devem ser anunciados na próxima semana.