spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Itaipuaçu terá agência bancária no primeiro trimestre de 2021

spot_imgspot_img

Mais lidas

A velha demanda está cada vez mais próxima de ser atendida. Itaipuaçu terá uma agência bancária até março de 2021 de, pelo menos, uma instituição. A implantação da agência é uma obrigatoriedade imposta pela Prefeitura de Maricá no processo licitatório de contratação de um novo banco para operação da folha de pagamento de salários dos servidores.

Além dos salários, o novo banco também irá operar os pagamentos de pensões e aposentadorias, bem como centralizará a arrecadação e repasse de tributos, dentre outros serviços. No edital, está previsto que a instituição que ganhar o processo terá que instalar, em até seis meses após a assinatura do contrato, uma agência bancária no quarto distrito, Itaipuaçu. O novo contrato valerá a partir de outubro deste ano, quando termina o contrato atual.

Esse também é um anseio antigo do prefeito Fabiano Horta. O chefe do Executivo municipal havia comentado da obrigatoriedade da agência em Itaipuaçu no lançamento da pedra fundamental da construção da C.E. Darcy Ribeiro, ainda em 2019. “Estamos acompanhando com muita atenção o crescimento de Itaipuaçu e a necessidade de um banco aqui. Vamos colocar essa obrigatoriedade no próximo processo de venda da folha de pagamento da Prefeitura para que a agência aqui se torne algo real e concreto”, disse, a época.

“Considerando que um posto de atendimento bancário tem limitações, já que muitas operações necessitam de uma estrutura de agência (como, por exemplo, aprovações que necessitem da gerência de conta e gerência geral), o Prefeito optou por exigir a instalação de uma agência bancária”, comentou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Maricá, Leonardo Alves, ao comentar a obrigatoriedade de instalação da agência ao invés de um Posto de Atendimento Bancário (PAB).

Thaísa Muniz, coordenadora do Coletivo de Mulheres Empreendedoras de Itaipuaçu (Colmeia), acredita que uma agência em Itaipuaçu é fundamental. “Uma agência aqui é necessidade nossa. Só quem reside aqui sabe como é sacrificante ir para Itaipu, Centro de Maricá ou SG resolver questões bancárias. O custo que envolvido, a demanda de tempo… Temos um distrito com uma economia muito ativa”, acredita Thaísa.

“Não consigo entender como as agências não brigam para estar aqui devido a toda a movimentação que a gente tem – comércio, empreendedorismo, turismo, inclusive. O que é gerado aqui de necessidade bancária, como abertura de conta, pagamento de funcionário, emissão de boletos, pagamento de contas, justifica. Existe demanda para isso”, salientou Thaísa.

O empresário Renato Barroco é um dos que já fez diversos esforços para a instalação de uma agência no distrito. “Já chegamos a colher mais de oito mil assinaturas em um abaixo-assinado e nada. Chegou a nossa vez. Precisamos ser parceiros do primeiro que chegar. Depois, certamente virão outros”, pontuou.

Caixas eletrônicos – Além da obrigatoriedade da agência em Itaipuaçu, o banco que levar a licitação também terá que realizar a instalação de, ao menos, um terminal eletrônico de autoatendimento em cada distrito da cidade. Eles deverão ser instalados em até 30 dias após a assinatura do contrato com a Prefeitura de Maricá.

“Fica a cargo do banco (a localização dos caixas), mas nada impede que as partes contratantes entrem em um acordo para atender a demanda, vindo a Prefeitura a ceder espaço em outros prédios nos quatro distritos de Maricá, por exemplo”, explicou Leonardo.

Também deverão ser instalados um caixa eletrônico em cada unidade dos Serviços Integrados Municipal (SIM), localizados no Centro e em Inoã, e no novo Centro Administrativo da Prefeitura de Maricá em Itaipuaçu. Para esses locais, o prazo de instalação é de 60 dias.

Um Posto de Atendimento Bancário (PAB), com dois terminais de autoatendimento e atendimento pessoal mínimo de duas vezes por semana, também deverá ser instalado no Paço Municipal, no Centro de Maricá, em até 180 dias. Nesse PAB serão tratadas apenas questões referentes a contas dos servidores, sem realização de pagamentos, saques ou depósitos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img