Com seus coletivos sendo atacados por criminosos constantemente, a Viação Nossa Senhora do Amparo publicou uma carta aberta aos passageiros se posicionando acerca dos assaltos que vem acontecendo recentemente. O texto relata ações que a empresa tem tomado para manter as viagens mais seguras.
“Talvez você não tenha ciência, mas fazemos um grande esforço para tornar sua viagem mais segura. Fazemos tudo o que está ao nosso alcance. Algumas coisas, podemos fazer e fazemos. Outras, não podemos fazer. É atribuição da segurança pública”, diz a publicação, que relata os investimentos feitos pela empresa para tentar conter as ações dos criminosos. “Investimos, nos últimos anos, em compra de equipamentos como câmeras de segurança e centrais de monitoramento que acompanham o que acontece nos carros, durante todo o trajeto. (…) Investimos, via Fetranspor, em um sistema que centraliza as informações dos assaltos ocorridos. Todas as ocorrências sofridas pelas empresas são publicadas nesse sistema, que é compartilhado com a polícia. (…) Reunimo-nos, com frequência, com os Órgãos de Segurança Pública, Polícia Militar e Civil, insistindo em um maior policiamento nas áreas de risco. Fazemos registro de ocorrência a cada assalto, para que a polícia esteja sempre ciente do problema e possa tomar providências”, explica.
A empresa de trasportes também explica que não toma determinadas atitudes para não aumentar o risco de uma atitude violenta dos assaltantes. “Optamos por não realizar ações que coloquem em risco a vida dos nossos passageiros e dos nossos colaboradores, como implantação de botão de pânico e outras. Não queremos uma reação mais violenta por parte dos assaltantes caso ele desconfie que estamos acionando a polícia. Também não nos compete colocar segurança armada nos coletivos. A segurança no transporte público é atribuição do Estado”.
A Viação Nossa Senhora afirmou, fechando a nota, que continuará contribuindo e cobrando das autoridades ações para a resolução desse problema. “Entendemos a gravidade do problema e sabemos que não atinge apenas a Viação Nossa Senhora do Amparo. Muitas empresas de ônibus vêm passando pela mesma situação e buscando, junto às autoridades, uma solução eficaz. (…) Sabemos que essa questão é muito maior que os assaltos a ônibus, mas continuaremos a fazer o possível para que o problema seja solucionado, buscando junto às autoridades de segurança ações efetivas, e fornecendo as informações mais precisas, em tempo hábil”, afirma a nota.
A empresa pede que o passageiro assaltado contribua com os órgãos de segurança. “Caso passe por uma situação de assalto, procure a delegacia mais próxima para registrar a ocorrência, ou faça via internet através do site da Polícia Civil (clique aqui). Cobre ao Conselho Comunitário Municipal de Segurança da sua cidade uma solução para o problema. Para isso você pode enviar um e-mail para ccs.marica@gmail.com. Vamos exigir leis mais duras, que não permitam que meliantes continuem soltos. E juntos, vamos tornar nosso transporte mais seguro”, concluiu.