O Procon-RJ realizou operação de fiscalização atendendo à solicitação do Ministério Público – MPRJ para verificar as condições de funcionamento de estabelecimentos localizados em Niterói, São Gonçalo. Um posto de gasolina e um restaurante foram autuados nessa operação.
Os agentes da autarquia verificaram se as recomendações indicadas, relacionadas as medidas de segurança contra a propagação do coronavírus estavam sendo cumpridas.
Dois estabelecimentos foram autuados por motivos distintos. No Posto de Gasolina Halley, em São Gonçalo, foi constatado que não era disponibilizado álcool gel para a higiene dos clientes, que alguns frentistas não usavam máscaras e outros equipamentos de proteção individual, o que pode comprometer a saúde do consumidor.
Já no Restaurante Jambeiro, em Niterói, além de problemas estruturais como ferrugem, pisos e azulejos quebrados, 15kg e 500g de alimentos estavam impróprios para consumo, tais como carnes, frutos do mar, massas, entre outros. Esses produtos foram imediatamente descartados na presença dos fiscais e feita a autuação.
Já em todas as agências bancárias visitadas persistiam problemas de acessibilidade, tais como a altura dos caixas eletrônicos e a ausência de teclado em braile. A simples identificação dos caixas como acessível, não garante esta acessibilidade a todos os deficientes, ainda sendo necessários ajustes por parte dos bancos. Tanto nessas agências, quanto nos demais estabelecimentos, todos os problemas constatados foram relatados ao MPRJ.