Já está acontecendo em 13 restaurantes de Saquarema o festival gastronômico “O Gosto de Agosto”, tradicional evento que está na 13° edição. E, como não podia deixar de ser, neste ano os restaurantes participantes tiveram que se reinventar e estão atuando, também, com os sistemas delivery (entrega em casa) e take away (retirada no local), além dos que estão atuando conforme os decretos da Prefeitura de Saquarema.
De acordo com a organização do festival, as opções de pratos para almoço, jantar e sobremesa são oferecidos a partir de R$ 25 (vinte e cinco reais). “O delivery foi uma sacada que tivemos para não deixar de realizar o evento. Esse instrumento salvou muitos restaurantes”, confessou o idealizador e um dos organizadores, Junior Imbiriba.
Para Renato Saizen, presidente do Saquarema Convention & Visitors Bureau e proprietário de um restaurante japonês que leva seu sobrenome, o festival está sendo um sucesso. Ele mesmo percebeu um aumento nas vendas.
“Esse ano está sendo um sucesso, até porque acaba por quebrar um pouco a frieza e a dureza da quarentena. E este ano o festival está muito voltado para a cidade. Eu nunca tive tanto pedido via delivery como estou tendo agora. Em duas semanas do festival, vendi entre 100 e 110 pratos”, analisou.
Renato acredita que o Festival Gastronômico “O Gosto de Agosto” pode marcar o pontapé inicial de retomada da gastronomia na cidade. “ É nítido que a retomada do setor gastronômico já começou e, se a cidade estiver preparada, a retomada do turismo também vai ser rápida”, acredita.
O evento, como é tradição, prestigia as raízes culturais dos empreendedores locais, através de suas origens e que se reflete na culinária de Saquarema. “Essa é uma cidade que acolhe pessoas do mundo inteiro, entre elas, chefes, cozinheiros e proprietários de restaurantes, vindos dos quatro cantos do mundo”, lembra Junior.
“Por isso, temos aqui a variedade cultural das comidas italiana, japonesa, portuguesa, alemã, brasileira e, dentre elas, a culinária Saquaremense de origem caiçara. Essas sim são as estrelas desse festival, que servem ao morador e ao turista, sabores com toque para lá de especial”, completa o organizador.
O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux (FC&VB), Marco Navega, lembra que essa é uma iniciativa comandada pelo setor privado, lembrando a divisão de tarefas com o setor público. “A função do poder público é realizar a indução, ajudando na infraestrutura local, com segurança, enquanto o movimento turístico é competência da iniciativa privada. Por isso, ela precisa assumir o protagonismo das ações, como acontece nesse Festival Gastronômico”, analisa.
Quem quiser mais informações acerca dos pratos e como fazer pedidos e reservas pode acessar o site www.ogostodeagosto.com.