
Foi oficialmente lançado na noite desta segunda-feira (11/02) o programa Passaporte Universitário da prefeitura de Maricá. O evento aconteceu no auditório do CineTetro Henfil e reuniu autoridades como o prefeito Fabiano Horta, a deputada estadual Rosângela Zeidan, a secretária de Educação, Adriana Luíza, e reitores de universidades que irão ofertar cursos de graduação dentro do programa. Em 2019, serão mais de duas mil bolsas.
A partir desta terça (12/02), os estudantes poderão tirar dúvidas sobre como ingressar no programa na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel), de 8h às 17h. O Edital do Aluno com as informações e requisitos para se candidatar a uma vaga foi publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) (clique aqui e vá até a página 14).
“Em 2019, teremos curso presencial universitário na cidade de Maricá. Pra gente que é maricaense, é um símbolo e tradução de um novo universo. Estou convicto que estamos certos, junto com os jovens, do que fazemos aqui. Esse programa tem uma essência que é a afirmação de Maricá como polo universitário. Dinheiro dos royalties vai virar saber e acumulação acadêmica em Maricá”, garantiu Fabiano Horta.
A Secretária de Educação se emocionou ao comentar o programa. “Maricá faz história. Aqui se combate a pior das corrupções que é a desigualdade social. Minha alegria e minha esperança tem tamanha dimensão e está no coração de cada um” disse Adriana Luíza.
A deputada Zeidan também relembrou os investimentos na área de Educação ao longo dos últimos anos. “Toda mãe e, eu como mãe, não nos cansamos de falar: quero que meu filho estude. Nós queremos nossos jovens estudando” afirmou.
O vereador Marcus Bambam (PV) representou a Câmara de Vereadores. As instituições de ensino foram representadas diretores e reitores. Estiveram presentes: Marcelo Silvino da Faculdade Cenecista, José Feres da Unifeso, Marco Antônio Soares de Souza da Faculdade de Vassouras, Marco Antônio da Estácio de Sá e Leonardo Diniz da Unilassale.
O programa
O programa vai permitir que moradores da cidade, há no mínimo, cinco anos, tenham acesso a cursos de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado em instituições educacionais de ensino superior renomadas.
Os estudantes interessados deverão se inscrever, a partir desta terça-feira (12), através do site do Passaporte Universitário (www.passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br) e preencher os requisitos do Edital do Aluno.
No primeiro semestre de 2019, serão concedidas 1000 bolsas universitárias sociais. Destas, 700 serão para candidatos que se enquadrem nos critérios de seleção de renda (até seis salários mínimos), sendo 300 para pessoas que já estão cursando nível superior e 400 bolsas para pessoas que não estejam matriculadas em nenhuma instituição de ensino superior pública ou privada.
As outras 300 serão bolsas universitárias de excelência, garantindo 100% da mensalidade e divididas entre 180 candidatos que tenham cursado o ensino médio em rede pública e obtido nota superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 120 para os demais candidatos que tenham alcançado pontuação superior a 450 pontos no ENEM.
Faculdades credenciadas
Até o momento, cinco instituições de ensino superior já estão credenciadas no programa. São elas:
Fundação Educacional Severino Sombra
Estácio de Sá
Associação Brasileira de Educadores Lassalistas – UniLassale
Fundação Educacional Serra dos Órgãos UniFeso
Campanha Nacional de Escolas de Comunidade – Cenecista