O Rotary Club Maricá recebeu, nesta quinta-feira (21/03), o Seminário Regional de Assistência Farmacêutica no SUS de 2019. Maricá foi a terceira cidade a receber os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Silva Jardim e Rio Bonito, que fazem parte da região Metropolitana II. O evento contou com a participação de farmacêuticos, médicos, enfermeiros, funcionários da Atenção Básica e advogados. O objetivo dos seminários é a proposição de “Modelos de Assistência Farmacêutica” para os municípios do Estado que assegurem a qualidade em vista das possibilidades financeiras e de recursos humanos de cada gestão.
“É uma luta do município ter o trabalho do profissional farmacêutico reconhecido na parte clínica também e é essa uma das inúmeras questões levantadas, não só pelo nosso município, como por muitos outros que fazem parte da região Metropolitana II”, disse a secretária de Saúde Simone Costa.
Assessor técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), Manoel Santos complementou. “Esta integração conquistada aqui em Maricá, entre a assistência farmacêutica e outros profissionais já temos percebido há um tempo e discutindo em outros municípios e seminários. Aqui podemos aprofundar, também, a questão da judicialização e da descentralização dos medicamentos, como já foi exposto pelos demais municípios”, explicou Manoel.
Flávio Badaró, diretor do Núcleo de Assessoria Técnica em Ações de Saúde (NAT) desde 2012, abordou as diversas questões sobre as leis que permeiam também esta área de saúde. “O NAT fica dentro do Tribunal de Justiça, então conhecemos a realidade dos municípios. Sabemos que os municípios esbarram, diariamente, com a questão da judicialização. É muito importante abordar isso no seminário, pois as pessoas precisam ter consciência de como é tratada a questão de tomada de decisões judiciais para a saúde”, analisou. “Para que um juiz decida um processo ele conta, também, com uma equipe técnica formada por farmacêuticos, médicos e enfermeiros”, completou Flávio.
Vinda de Barra Mansa, a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), Silvânia França, agradeceu a união dos municípios para melhorias na área farmacêutica. “O conselho está de portas abertas para o elo entre os entes e a participação do CRF é fundamental, pois a assistência farmacêutica nos municípios hoje tem um panorama muito devastador. Atualmente, os municípios não conseguem se organizar na assistência farmacêutica, agregando nisso a falta do aporte financeiro e o número de profissionais insuficiente que ao longo do tempo não mudou”, descreveu.
Os próximos seminários do Cosems serão realizados nos municípios de Teresópolis, Três Rios, Valença, Porciúncula, Angra dos Reis, Carapebus e, o último, será São Pedro da Aldeia, em 17 de abril, com secretários municipais de saúde, coordenação de Atenção Básica, coordenação de assistência farmacêutica e técnicos das secretarias municipais de Saúde convidados de cada região: Serrana, Centro Sul, Médio Paraíba, Noroeste, Baía da Ilha Grande, Norte e Baixada Litorânea.