Uma plenária convocada pela Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) definiu as possíveis datas para os tradicionais desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. A entidade e as 12 agremiações decidiram que, caso haja uma vacina, o desfile acontecerá nos moldes tradicionais entre 8 e 11 de julho de 2021.
Jorge Castanheira, presidente da Liesa, acredita que só há condições de realização dos desfiles com a imunização. “Estamos trabalhando para ver as condições básicas para realizarmos o evento em julho. As escolas decidiram por isso dependendo das condições sanitárias. A premissa básica é a existência de vacina”, garantiu.
Um feriado nacional regulamentando um “carnaval fora de época” também é estudado e articulado. “Há a possibilidade de um feriado, através de uma lei federal. Estamos definindo outros passos, ouvindo a prefeitura, o governo do estado, a TV Globo. A possibilidade maior é entre os dias 08 e 11 de julho. Com imunização garantida o evento acontece”, comentou.
Castanheira acredita que o planejamento está sendo feito com a antecedência necessária para que as escolas possam se programar para pisar no Sambódromo. “O carnaval não fica pronto de uma hora para outra. Estamos realizando o planejamento com bastante antecedência e as escolas estão de acordo. O regulamento não deve sofrer nenhuma mudança e o formato será tradicional”, concluiu.