O major da Polícia Militar, David Ricardo Gonçalves Costa, de 43 anos, assumiu nesta terça-feira (5) a Secretaria Municipal de Ordem Pública de São Gonçalo, uma das prioridades da atual gestão. De acordo com o prefeito da cidade, Capitão Nelson, também oficial da PM, o Major conta com extensa experiência em importantes projetos de segurança pública.
O oficial coordenou o Programa Niterói Presente, de dezembro de 2017 até janeiro de 2020, ainda em janeiro David assumiu a subcoordenadoria do Lapa Presente onde ficou por uma semana e foi transferido para o programa Nova Iguaçu Presente,onde foi coordenador e ficou até o mês de agosto, após ser convidado para ser coordenador operacional do Segurança Presente no Estado.
“Sei que a Segurança Pública é uma pasta que tem o olhar diferenciado do prefeito Capitão Nelson. Os desafios são incalculáveis, amplos e complexos. Estamos preparados para dialogar com todas as áreas que são fundamentais para o funcionamento da pasta e definir uma meta para traçar e vencer todos os desafios. Acreditamos que, trabalhando de forma séria e firme, vamos alcançar o que desejamos”, afirmou o novo secretário.
Em concordância com a linha de trabalho do prefeito de São Gonçalo, Major David lembra que, para o desenvolvimento do município, é necessária a união entre as forças de segurança.
“Nosso primeiro passo é conclamar as forças de segurança do Estado, ou seja, a Polícia Civil e a Polícia Militar, além de organizar a Guarda Municipal e integrar essas forças para formar uma frente ampla contra a violência. Pensamos inicialmente em organizar essas equipes para que elas atuem de forma integrada e que possamos reocupar os espaços que atualmente estão tomados pela marginalidade. Queremos devolver ao cidadão a paz e a tranquilidade”, disse o secretário.
Para isso, Major David – que antes de aceitar o convite do Capitão Nelson exercia a função de Coordenador Operacional do Segurança Presente no Estado do Rio de Janeiro – pretende ampliar o Programa Segurança Presente em São Gonçalo.
“Melhorar o atendimento e ampliar o Programa Segurança Presente no município também é uma das principais demandas do prefeito. Ainda não temos uma definição de novos bairros que serão atendidos, mas é certo que daremos uma atenção maior ao programa. Queremos fazer uma redefinição para que o Segurança Presente, em conjunto com as demais forças de segurança, consiga prestar o atendimento que o cidadão espera, que é um policiamento de proximidade. Queremos implementar os resultados do programa que vivenciamos em outros lugares dentro de São Gonçalo”, declarou.
Um dos principais pontos debatidos pelo prefeito durante a campanha, a retirada das barricadas também é uma das prioridades do secretário de Ordem Pública, que assegura que o cidadão gonçalense vai voltar a circular em paz e dignamente pela cidade.
“Efetivaremos a proposta da retirada das barricadas do Capitão Nelson na prática. Para isso, vamos nos organizar com as polícias Militar e Civil, traçar estratégias e atacar os pontos nevrálgicos do município. São Gonçalo está muito carente de atenção e de boas práticas. Vamos trabalhar bastante com o intuito de promover essa ocupação do território de forma adequada, organizar a ocupação do solo e do espaço urbano para que as pessoas voltem a transitar em paz dentro do município”, garantiu o Major David.
O Major da Polícia Militar, David Ricardo Gonçalves Costa, é Bacharel em Segurança Pública. Ingressou na PM em 2000 como soldado. Em 2003, entrou na Academia de Polícia Militar saindo Aspirante a oficial no ano de 2005. Um ano depois passou pelo BPTUR.
Em 2007, coordenou a operação Arariboia, uma ação de ordenamento urbano na cidade de Niterói.
Foi chefe da Equipe na Operação Lei Seca em 2009 e chefe de Equipe na Operação Barreira Fiscal de 2010 a 2014.
Em 2015, tornou-se coordenador do Lapa Presente. Coordenador do Centro Presente de 2016/2017, coordenador do Niterói Presente em 2017/2019, coordenador do Nova Iguaçu Presente em 2020.
De agosto a dezembro de 2020, assumiu o posto de Coordenador Operacional do Segurança Presente no Estado do Rio de Janeiro.