Após denúncias de que golpistas com crachás falsos estão abordando moradores e realizando um suposto cadastro no Programa Renda Básica de Cidadania (RBC), o popular “Cartão Mumbuca”, a Prefeitura de Maricá informou que não há previsão para abertura de novos cadastros, bem como não está sendo feito qualquer recadastramento.
“A Prefeitura não envia ninguém às casas das pessoas para coletar esses dados, mas há relatos de falsários atuando na cidade, por isso fazemos este alerta: não recebam esses golpistas nem forneçam nenhum dado pessoal”, relatou o secretário de Economia Solidária José Carlos de Azevedo, responsável pelo programa.
Atualmente, 42 mil inscritos recebem o valor mensal de R$ 130. Entretanto, vale lembrar que, por conta da pandemia da Covid-19, o valor que será pago até março é de R$ 300 por beneficiário. Está no radar um novo cadastramento, mas sem data prevista.
“Sabemos que há expectativa na cidade pela reabertura deste cadastro, mas não há data prevista para isso. Neste momento, o que podemos dizer é que os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Maricá são a única fonte de informações segura sobre o tema, nos quais a Secretaria de Economia Solidária fará ampla divulgação”, concluiu o comandante da Economia Solidária no município.