As intervenções estruturais na Ponte de Ponta Negra, segundo distrito de Maricá, devem durar cerca de oito meses. A informação foi divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) neste domingo (24).
De acordo com o órgão, há conversas com a Prefeitura de Maricá para alinhar detalhes e possíveis parcerias. Vale lembrar que a ponte liga as duas margens do Canal de Ponta Negra e está localizada na RJ-102, uma rodovia de responsabilidade estadual.
LEIA MAIS: Maricá: com estrutura abalada, Ponte de Ponta Negra passará por reparos
Atualmente, o tráfego acontece em esquema de “pare-e-siga”, com uma das faixas de rolamento interditadas. “Depois da reforma, o tráfego nas duas pistas será liberado integralmente. Por isso, a recuperação da ponte é muito importante para a população local”, afirmou o presidente do DER-RJ, Luiz Roberto Pereira de Souza.
Atualmente, as equipes técnicas do DER-RJ trabalham na parte estrutural inferior da ponte, substituindo e consertando as ferragens necessárias.
A reforma da ponte manterá as duas faixas de rolamento, com guarda-corpos para pedestres em ambos os lados e largura total de nove metros. A extensão é de aproximadamente 38 metros, com vão livre sobre o curso d’água de 41 metros, além de 3,8 metros de altura.