Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria Municipal de Urbanismo de Saquarema realizaram, na última quinta-feira (04), vistoria em diversos pontos e áreas ambientais do município, com objetivo de identificar irregularidades. A ação foi coordenada pela chefia da Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba.
Criada por meio do Decreto Estadual n° 9.529, de 15 de dezembro de 1986, a APA instituiu diversas áreas a serem preservadas no perímetro da cidade de Saquarema. Nestes locais, a construção de imóveis e o parcelamento do solo são proibidos.
A APA de Massambaba busca proteger uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação, responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e hábitat de espécies vegetais endêmicas; preservar inúmeros sítios arqueológicos, fundamentais para pesquisas científicas, e manter a grande sequência de dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.
Durante a ação, os técnicos do INEA e da Secretaria Municipal de Urbanismo estiveram em áreas de Vilatur, Itaúna e Turfa, onde encontraram diversas construções irregulares que funcionavam como simulacro de residência, sem quaisquer condições de habitação. Além disso, foram constatados diversos crimes ambientais.
Após as diligências, INEA e Secretaria Municipal de Ambiente tomarão as medidas administrativas cabíveis para solucionar os problemas encontrados.