Policiais Militares da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPam) da Serra da Tiririca apreenderam na tarde deste domingo (7), cinco carretéis de linha chilena e 10 Pipas de papel fino, na Rua do Canal, no bairro de Ponta Negra, em Maricá.
De acordo com os agentes durante patrulhamento avistaram diversas pessoas soltando pipas, que ao avistaram a aproximação da equipe fugiram do local deixando os carretéis e pipas. O material foi recolhido e levado para Delegacia de Maricá (82ª DP). Ninguém foi preso na ação.
Crime- De acordo com a Lei 8478/19 é proibida a comercialização, o uso, o porte e a posse da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), além da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes. Já p artigo 56 da Lei nº 9.605/98 estabelece que produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamento. As penas variam de reclusão, de um a quatro anos, e multa.