O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), anunciou, nesta quarta-feira (14/04), que enviou à Câmara de Vereadores do município o projeto de lei que cria a Moeda Social de Itaboraí que irá se chamar Moeda Pedra Bonita.
“Esse é mais um marco, mais um compromisso que temos com Itaboraí. O valor da moeda social fica na cidade. Esse modelo já deu certo em outros locais como Maricá. Todos os comércios aceitando a moeda social. Vocês vão ver manicure, cabelereiro, mercado, isso faz com que a economia local gire. Se você investe 1.000 reais esse dinheiro fica ali. Você não pode gastar em outro local, vai gastar no seu bairro”, ressaltou Delaroli.
O texto cria ainda o Banco Comunitário Popular de Itaboraí, responsável por operacionalização e implementação da moeda social, além do Conselho Municipal de Economia Solidária de Itaboraí, que é um órgão consultivo e deliberativo diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Governo.
Por conta da pandemia, o prefeito afirmou que pediu votação em regime de urgência na Câmara de Vereadores. A ideia é implantar ainda em 2021 a moeda social.
Marcelo Delaroli também agradeceu aos vereadores que, segundo ele, têm sido parceiros para que todos os projetos da cidade andem e aconteçam.